Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banif tem o fundo de acções nacionais mais rentável no trimestre

O Banif Acções Portugal é o fundo de investimento mobiliário (FIM) na categoria de acções nacionais que apresenta a maior rentabilidade nos primeiros três meses deste ano, surgindo depois o AF Acções Portugal e o Santander Acções Portugal, todos eles com

05 de Abril de 2005 às 10:16
  • ...

O Banif Acções Portugal é o fundo de investimento mobiliário (FIM) na categoria de acções nacionais que apresenta a maior rentabilidade nos primeiros três meses deste ano, surgindo depois o AF Acções Portugal e o Santander Acções Portugal, todos eles com retornos acima de 4%.

Segundo os dados hoje disponibilizados pela APFIPP, a rendibilidade média dos fundos de acções nacionais, no primeiro trimestre deste ano, ascendeu a 4,13%, a mais elevada entre as várias categorias de FIM. Os fundos de poupança acções também apresentam uma rendibilidade média acima de 4%, conseguindo desta forma também superar o desempenho do PSI-20, que nos primeiros três meses deste ano subiu 2,78%.

Nos fundos de acções nacionais o maior retorno no trimestre pertence ao Banif Acções Portugal, com 4,59%, conseguindo desta forma superar o AF Acções Portugal (4,55%), que até Fevereiro era o que tinha a valorização mais elevada, de 6,06%.

O mês de Março foi negativo para os FIM de acções nacionais, em linha com o comportamento das bolsas, pois até Fevereiro a rendibilidade média desta categoria de fundos era de 5,3%.

No primeiro trimestre, o desempenho dos nove fundos de acções nacionais é muito semelhante, com os retornos a oscilarem entre os 3,6% (Caixagest Lusoacções) e os 4,59% do Banif.

Pedro Melo e Castro, gestor do fundo do Banif, referiu o mês passado que as apostas do Banif Acções Portugal vão para o BCP e a Sonae SGPS.

Na análise aos 12 meses anteriores a Março, o Santander Acções Portugal é o FIM que apresenta a rendibilidade mais alta (13,76%), surgindo depois o Banif Acções Portugal (13,63%) e o Postal Acções (12,28%). A rendibilidade média a 12 meses desta categoria de fundos é de 11,82%.

Analisando todas as categorias de FIM, o Euro Futuro Cíclico (fundo de acções sectoriais) é o que apresenta o maior retorno, tendo em conta o primeiro trimestre, com uma rendibilidade de 8,01%.

Já a 12 meses a liderança é do Finicapital, um fundo de acções da União Europeia, Suíça e Noruega, que apreciou 18,36% em 12 meses.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio