Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ABN Amro lança certificados sobre «hedge funds»

O mercado português de produtos estruturados conta com mais um emitente: o ABN Amro, que se estreia com uma inovação. O banco holandês é o primeiro a lançar uma oferta pública de produtos estruturados ao abrigo do passaporte único europeu. Trata-se de um

02 de Fevereiro de 2006 às 15:28
  • ...

O mercado português de produtos estruturados conta com mais um emitente: o ABN Amro, que se estreia com uma inovação. O banco holandês é o primeiro a lançar uma oferta pública de produtos estruturados ao abrigo do passaporte único europeu. Trata-se de um certificado indexado a um índice de «hedge funds», o primeiro em Portugal. Banif, Best e Intervalores são as entidades distribuidoras.

O Capital Protected Notes on HFR Global Index, assim se chama o produto, é um certificado com capital garantido e rendibilidade indexada ao índice de "hedge funds", HFRX Global Hedge Fund Index. Com este produto, além de marcar a sua entrada no mercado, o ABN Amro pretende tornar mais "democrático" o acesso dos investidores aos "hedge funds" que, devido aos elevados montantes mínimos de investimento, estão na maioria dos casos reservados aos investidores qualificados. O mínimo de investimento dos certificados é de 1.000 euros – o valor de cada certificado.

O passaporte comunitário, recentemente introduzido, facilita as emissões no espaço da União Europeia, através da aprovação única pela autoridade reguladora competente de um Estado-membro das ofertas a realizar nos restantes. Este certificado tem passaporte holandês e foi esta semana lançado também no mercado espanhol. O valor total da emissão para a Península Ibérica é de 50 milhões de euros, dos quais entre dez e 15 milhões deverão ser subscritos em Portugal.

Os "hedge funds" são fundos de investimento que podem aceder a uma maior diversidade de instrumentos e estratégias financeiras como, por exempo, a venda a descoberto. O que lhes permite conseguir ganhos, mesmo com os mercados accionistas a cair. Desde 2000, o índice HFRX Global Hedge Fund conseguiu, em euros, um retorno médio anual de 7,43%, superior à dos principais índices de acções. Em 2005, a valorização foi de apenas 1,58%, menos que o mercado accionista.

O prazo de investimento é de cinco anos. O capital investido é garantido na maturidade (1 de Março de 2011). O certificado tem um "spread" entre o preço "bid" e "offer" máximo de 2% e liquidez mensal. O ABN Amro é obrigado a comprar ao investidor os certificados sempre que este os queira vender. Os certificados podem ser adquiridos no Banif, no Best e na corretora Intervalores, até 22 de Fevereiro. No plano fiscal, as mais-valias são taxadas a 10%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio