Notícia
Abertura de mercados: Investidores optimistas com situação no Leste da Ucrânia
Nas bolsas asiáticas a confiança está de volta, depois de Wall Street ter encerrado ontem no seu nível mais elevado desde o final de Julho. A melhoria na situação da Ucrânia e o aumento da confiança no sector da construção nos Estados Unidos estão a deixar os investidores animados.
Apesar de estar longe de resolvida, os investidores mundiais estão confiantes que a tensão no Leste da Ucrânia possa vir a ficar resolvida no médio prazo.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Ucrânia, Alemanha e França estiveram reunidos em Berlim durante o fim-de-semana para encetar negociações, primeiro, sobre um cessar fogo, depois, sobre uma solução política de longo prazo para a região.
O ministro dos Negócios Estrangeiros russo lançou um sinal de esperança na segunda-feira ao dizer que "um certo progresso tinha sido alcançado" nas negociações. Os vários países "vão continuar a dialogar no mesmo formato com o objectivo de alcançar sugestões concretas", disse Sergey Lavrov.
Durante a madrugada desta terça-feira, 19 de Agosto, o exército ucraniano anunciou ter reconquistado a cidade de Luhansk, que tinha caído nas mãos dos separatistas pró-russos em Abril.
Nas bolsas asiáticas a confiança está de volta, depois de Wall Street ter encerrado ontem no seu nível mais alto desde o final de Julho. O índice MSCI Asia Pacific ganhou 0,6% depois de ter valorizado 2,7% na semana passada, a subida mais alta em quatro meses. Isto deveu-se ao aliviar da tensão em vários pontos do globo, como na Faixa de Gaza, Iraque e Ucrânia e à divulgação do aumento da confiança no sector da construção nos Estados Unidos para o nível mais elevado desde Janeiro.
Tanto o índice japonês Topix como o austrialiano S&P/ASX 200 subiram 0,7% cada. Já o sul-coreano Kospi ganhou 0,9%.
"As melhorias na situação na Europa do Leste e o aumento da confiança dos empresários de construção nos Estados Unidos estão a melhorar o optimismo", disse Matthew Sherwood analista da Perpetual Ltd., citado pela Bloomberg.
Nos mercados de petróleo, o preço dos futuros do West Texas Intermediate, de referência para os Estados Unidos, está a subir 0,6% em Nova Iorque para os 96,96 dólares, a segunda valorização em três dias.
Na Europa, o futuro de Brent para Outubro, de referência para a Europa, está a subir 0,3% para os 101,94 dólares. O barril de Brent caiu ontem para o seu valor mais baixo em quase 14 meses, depois das forças curdas e iraquianas reterem o controlo da maior barragem iraquiana, travando assim o avanço dos militantes islâmicos no Norte do país.
O dólar está a recuar 0,1% com a moeda única europeia a negociar nos 1,3355 euros, um valor próximo dos 1,333 dólares alcançados este mês, a marca mais baixa dos últimos nove meses.