Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A semana nos mercados em oito gráficos: Em semana negra nas bolsas os investidores procuraram refúgio no iene  

Foi uma semana de quedas fortes para as acções, petróleo e euro. Os investidores refugiaram-se na moeda japonesa e na dívida alemã. Veja o resumo da semana nos mercados em oito gráficos.

Quedas fortes em todas as bolsas

Quedas fortes em todas as bolsas
Pela segunda semana consecutiva, as bolsas registaram quedas acentuadas. Desta vez foi Wall Street a sofrer a descida mais acentuada, depois do forte impacto da segunda-feira negra em que o S&P500 sofreu a queda mais violenta desde 2011. Nas bolsas europeias a queda de 5% do Stoxx 600 foi a mais acentuada desde Janeiro de 2016, com os investidores a fugirem as acções perante os receios de agravamento rápido das taxas de juro a nível global devido à alta da inflação.

PSI-20 volta a cair mais de 4%

PSI-20 volta a cair mais de 4%
Pela segunda semana consecutiva, o índice da bolsa portuguesa fechou a recuar mais de 4%, acumulando já uma queda de 1,55% desde o início do ano, o que contrasta com o ganho superior a 7% que registou quando atingiu os máximos em Janeiro.

Navigator afunda em semana de resultados

Navigator afunda em semana de resultados
A Navigator deu o pontapé de saída na apresentação de resultados das cotadas do PSI-20 e até anunciou lucros ligeiramente acima das estimativas do CaixaBI. Contudo, na bolsa foi uma semana negativa para a cotada liderada por Diogo da Silveira, que afundou 7,5%. Só a Mota-Engil e a Nos afundaram mais, numa semana em que apenas três cotadas do PSI-20 escaparam ilesas À turbulência das bolsas.

Farmacêutica finlandesa lidera quedas

Farmacêutica finlandesa lidera quedas
Com uma queda de 17% na semana em que o Stoxx600 afundou mais de 5%, a Orion foi a cotada deste índice europeu com pior desempenho. A farmacêutica finlandesa foi penalizada pelas perspectivas abaixo do esperado que anunciou ao mercado. No lado dos ganhos esteve a britânica Capita, que recuperou mais de 20% depois de ter perdido mais de metade do valor nas cinco sessões anteriores.

Expedia penalizada por resultados

Expedia penalizada por resultados
A liderar as quedas do S&P500 na semana também esteve uma cotada que apresentou resultados. A Expedia apresentou lucros abaixo do esperado, levando a agência de viagens online a afundar perto de 20%. No lado oposto esteve uma cotada do mesmo sector, com a TripAdvisor a disparar mias de 10% devido aos rumores de que será alvo de uma aquisição.

Iene é o refúgio de eleição

Iene é o refúgio de eleição
Em momentos de turbulência os investidores procuram sempre refúgio num reduzido número de activos. O eleito está a ser a moeda japonesa, com o iene a ganhar face ao dólar e a disparar mais de 3% face à moeda europeia. Depois de um arranque de ano positivo, o euro perdeu quase 2% face ao dólar, naquela que foi a pior semana desde Novembro de 2016.

Semana negra para o petróleo

Semana negra para o petróleo
Foi uma semana negativa para a generalidade das matérias-primas e nem o ouro (que é visto com um activo de refúgio) escapou aos receios de que as “commodities” também sejam penalizadas pela política monetária mais agressiva por parte dos bancos centrais. O petróleo foi o mais penalizado, depois de ter sido anunciado que a produção nos Estados Unidos atingiu um novo recorde acima dos 10 milhões de barris por dia. O WTI em Nova Iorque já está abaixo dos 60 dólares e o Brent em Londres atingiu um mínimo do ano.

Obrigações portuguesas descolam

Obrigações portuguesas descolam
Foi uma semana de agravamento do prémio de risco da dívida portuguesa, com a “yield” das obrigações do Tesouro a 10 anos a aumentar 8 pontos base para máximos de 3 de Janeiro, enquanto os juros alemães baixaram ligeiramente, beneficiando com o estatuto de refúgio das bunds.
  • 4
  • ...

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio