Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Os investidores digerem os resultados do exercício de 2024 dos CTT e da Altri. Por cá é também conhecido o apetite das famílias por certificados de aforro. Lá fora, a DBRS avalia o rating de França e nos EUA é dia de "bruxaria tripla", que tende a aumentar a volatilidade em Wall Street.

  • ...
Reação aos resultados dos CTT e da Altri

Esta sexta-feira, os investidores e analistas estarão a reagir aos resultados da Altri e dos CTT, apresentados após o fecho da bolsa de Lisboa esta quinta-feira. A Altri anunciou ter registado um resultado líquido de 107,2 milhões de euros em 2024, valor que representou um crescimento dos lucros em 150% face a 2023. Já os CTT obtiveram um resultado líquido de 45,5 milhões de euros no ano passado, uma redução de quase 25% face ao exercício homólogo. 

Apetite das famílias por certificados de aforro 

As famílias em Portugal voltaram a reforçar a aposta nos certificados no arranque do ano. Em janeiro, entraram nos certificados de aforro mais 381,4 milhões de euros - a maior variação mensal desde julho de 2023 -, mais do que compensando a saída de capital dos certificados do Tesouro. Esta sexta-feira, o Banco de Portugal vai dar a conhecer os dados de fevereiro.

Bruxaria tripla agita bolsas nos EUA 

Dá-se o vencimento em simultâneo de três contratos – opções sobre ações e sobre índices de ações e futuros sobre ações – em Wall Street, um fenómeno conhecido como "bruxaria tripla", que tende a aumentar a volatilidade. Cerca de 4,5 biliões de dólares em contratos de opções irão expirar. Este "triple witching" ocorre na terceira sexta-feira dos meses de março, junho, setembro e dezembro.

DBRS avalia rating de França

A DBRS irá avaliar a dívida pública de França. A avaliação dará uma nova perspetiva sobre o rumo do país, depois de ultrapassada a crise orçamental e política, que levou Emmanuel Macron a nomear François Bayrou como primeiro-ministro em dezembro. Já a  Moody´s irá avaliar a Polónia e a S&P a Irlanda.

Plataformas petrolíferas nos EUA 

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. Este é um indicador seguido com atenção pelos investidores no mercado petrolífero, especialmente do outro lado do Atlântico. O total de plataformas nos EUA permaneceu inalterado em 592 na semana terminada a 14 de março. Isto numa altura em que o mercado do petróleo tem estado bastante volátil, com o aproximar da "abertura de torneiras" por parte da OPEP+. 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio