Notícia
Altri sobe preço da pasta de papel em abril
O grupo português vai acompanhar a decisão da brasileira Suzano e aumentar o preço da pasta de papel para as encomendas de abril em 60 dólares por tonelada na Europa e em 20 dólares por tonelada na Ásia.
A Suzano, a maior produtora mundial de pasta branqueada de eucalipto, anunciou um aumento dos preços para as encomendas de abril, tanto na Europa como na Ásia, uma decisão que a portuguesa Altri "vai acompanhar", disse fonte oficial da empresa ao Negócios.
A produtora de pasta de papel portuguesa vai seguir assim a decisão da brasileira Suzano e levar a cabo um aumento de 60 dólares por tonelada para a Europa e de 20 dólares por tonelada no caso da Ásia. Já para a América do Norte não foi anunciada alteração nos preços.
Com este aumento, o preço de referência para a tonelada de pasta na Europa passará para 1.280 dólares, o que é 10% acima dos preços atuais.
Na apresentação dos resultados de 2024, a Altri salientou que o ano passado ficou marcado por alguma volatilidade nos mercados internacionais, "com ciclos cada vez mais rápidos", recordando o seu CEO, José Soares de Pina, que a primeira metade do ano "foi amplamente positiva, com o preço da pasta BHKP a atingir o seu pico em junho". Já no segundo semestre "a tendência inverteu-se, com o preço a registar os mínimos anuais no final de 2024". No entanto, referiu que "entretanto a situação do mercado melhorou, tendo em conta os anúncios de aumentos de preços já ocorridos em 2025 quer na China, quer na Europa".