Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Google já faz resumos da pesquisa com recurso à IA

A tecnológica norte-americana trouxe esta semana novas funcionalidades de inteligência artificial aos utilizadores de nove países da Europa.

Ter mais de 18 anos e a sessão iniciada são os requisitos pedidos para ter acesso às novas funcionalidades de IA na pesquisa do motor de busca da Google.
28 de Março de 2025 às 14:57
  • ...

A Google continua a investir em Inteligência Artificial (IA) e a oferecer mais ferramentas aos seus utilizadores.

Esta semana a Google introduziu a "Vista geral de IA" sempre que é efetuada uma pesquisa. Isto é, a empresa norte-americana está a mostrar resultados mais concentrados consoante o tema procurado, indicando sempre a fonte da informação. 

A Google introduziu esta possibilidade em Portugal esta semana, usando os idiomas português e inglês. Também a Áustria, Alemanha, Bélgica, Irlanda, Itália, Polónia, Espanha e Suíça viram esta opção acrescentada ao motor de busca.  

"Os utilizadores com mais de 18 anos nestes países, e com sessão iniciada, vão passar a ver a 'Vista geral de IA' quando virmos ser útil, apresentando links proeminentes para a web que as pessoas possam, facilmente, aprender mais informação", indica a empresa em comunicado. 

O objetivo é simplificar a informação, usando o assistente de IA Gemini para disponibilizar a informação mais relevante. "A Vista geral reúne os recursos mais avançados do Gemini - incluindo raciocínio multi-etapas, planeamento e multimodalidade - com os sistemas de pesquisa", adianta a tecnológica liderada por Sundar Pichai.

Esta funcionalidade já tinha chegado aos Estados Unidos da América em 2024 e a promessa era que chegaria "brevemente a mais países".

Apesar de todas as alterações que a introdução de IA implica, os responsáveis da empresa deixaram claro que o motor de busca não vai desaparecer.

"Acho que a IA é fascinante, mas quero dizer-vos que a IA não vai substituir a pesquisa. A barra de pesquisa vai tornar-se menos proeminente com o passar do tempo, a pesquisa por voz vai aumentar e estamos a pensar aumentar a pesquisa visual", apontaram responsáveis pela pesquisa da Google.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio