Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Os investidores vão reagir à saída do CEO da Galp Energia, Filipe Silva, anunciada à CMVM na terça-feira. Além disso, o mercado estará atento às ações da Mota-Engil que acabaram a derrapar mais de 10% na última sessão. É ainda dia de conhecer novos dados da economia da Zona Euro e as minutas da última reunião da Reserva Federal dos EUA.

08 de Janeiro de 2025 às 07:30
  • ...
Reação do mercado à demissão do CEO da Galp

Filipe Silva demitiu-se ontem do cargo de CEO da Galp Energia. O líder da petrolífera desde janeiro de 2023 deixa a empresa depois de uma denúncia por suspeita de conflito de interesses em resultado de alegado relacionamento com uma diretora da empresa. A Galp Energia vai anunciar o sucessor nos próximos dias. Os investidores estarão a reagir ao anúncio, feito já depois do fecho do mercado desta terça-feira.

Mota-Engil consegue recuperar?

Após ontem ter afundado mais de 10% em bolsa, os investidores vão estar atentos às movimentações da Mota-Engil na sessão de hoje. A cotada tem sido alvo de "short sellers", que provocaram grandes movimentações nas ações. O "mergulho" aconteceu depois de se conhecer que o consórcio que a portuguesa integra foi o único a entregar uma proposta no concurso para a concessão do troço da alta velocidade entre Oiã e Soure.

Dados das duas maiores economias da Zona Euro em foco

O mercado estará atento aos dados das duas maiores forças do bloco europeu relativos a novembro passado. Na Alemanha, o foco estará nos novos dados nas vendas no retalho e, em França, as atenções voltam-se para a balança comercial. À medida que se aproxima a reunião do Banco Central Europeu (BCE) de 30 de janeiro, os dados económicos do bloco tornam-se fulcrais para os governadores e os analistas de mercado. É ainda dia de conhecer a leitura final da confiança dos consumidores na Zona Euro em dezembro divulgados pelo Eurostat, bem como do sentimento económico e industrial. 

Minutas da Fed dão sinais sobre pensamento dos decisores

A Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos vai divulgar as minutas do último encontro de política monetária, a 18 de dezembro. Na altura, avançou com mais um corte de 25 pontos base da sua taxa dos fundos federais, que passou para um intervalo entre 4,25% e 4,5%, um movimento que já era esperado pelo mercado e pelos analistas. Os investidores vão agora procurar nas minutas sinais sobre o pensamento dos decisores em relação ao futuro.

Como estão os stocks norte-americanos de crude?

A Administração de Informação em Energia divulga hoje os níveis dos inventários de crude dos EUA, bem como os stocks de destilados e gasolina, relativos à semana passada. A evolução das reservas norte-americanas é seguida sempre com muita atenção e é um dado que mexe com os preços da matéria-prima.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio