Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Bolsas de valores por todo o mundo voltam hoje à negociação, após o feriado. Por cá, é dia de conhecer novos dados da dívida pública e saber sobre o estado da confiança dos consumidores e das empresas.

  • ...
Bolsas voltam a abrir portas

Depois de terem estado encerradas na quarta-feira devido ao feriado - e após duas semanas de menor negociação devido a pausas da época festiva - as principais bolsas de valores mundiais voltam ao ativo.

Dívida e financiamento das administrações públicas

O Banco de Portugal vai revelar vários números importantes da economia portuguesa. Em destaque nesta quinta-feira temos a dívida e o financiamento das administrações públicas em novembro. Em outubro,  a dívida pública diminuiu 2,4 mil milhões de euros, para 269,8 mil milhões de euros, continuando uma tendência de queda que se mantinha há cinco meses.

Confiança dos consumidores e das empresas

Ainda por cá, o INE publica os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores, de dezembro de 2024. Em novembro, a confiança dos consumidores recuperou, depois de ter diminuído no mês anterior, motivada por uma melhor perceção sobre a situação financeira do agregado familiar e das perspetivas de evolução futura da situação económica do país.

PMI na Europa em destaque 

Por toda a Europa, são vários os dados estatísticos apresentados neste dia 2 de janeiro. Os índices PMI relativos a dezembro (do Hamburg Commercial Bank) da Alemanha, Espanha, Itália e França são hoje divulgados, bem como o índice dos gestores de compras na Zona Euro. 

Subsídios de desemprego nos EUA

Os Estados Unidos reportam a evolução dos novos pedidos de subsídio de desemprego na semana terminada a 28 de dezembro. Na semana anterior,  o número de novas solicitações deste apoio estatal tinha caído para o mínimo no espaço de um mês, em linha com o ligeiro arrefecimento do mercado de trabalho norte-americano. Este é um indicador a ter em conta para tentar antecipar o rumo da política monetária dos EUA.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio