Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quarta-feira os investidores vão continuar atentos aos bancos centrais, depois de a Fed ter decidido ontem cortar os juros diretores numa medida de emergência para revitalizar os mercados financeiros abalados pela epidemia do Covid-19. Destaque também para indicadores económicos de relevo um pouco por todo o mundo, com destaque para as vendas a retalho e o PMI compósito e dos serviços na Zona Euro.
Apesar de as taxas de juro mais baixas serem uma boa notícia para as ações, já que tornam as compras mais baratas, o corte de emergência decidido ontem pela Fed sinaliza que a economia dos EUA poderá estar em sérios apuros devido ao surto do Covid-19. A Reserva Federal premiu o botão de pânico do coronavírus, titulou a CNN Business.
Esta medida do banco central dos Estados Unidos foi o suficiente para os investidores preterirem as ações – que até estavam a ter um dia positivo – em prol de ativos considerados mais seguros, como o ouro e a dívida. As obrigações norte-americanas foram muito procuradas, com os juros da dívida a 10 anos a caírem pela primeira vez abaixo de 1%.
Comissão Europeia combate clima
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai revelar a sua proposta para tornar a União Europeia neutra em carbono até 2050.
Esta "lei do clima" segue-se à apresentação do "green deal" (pacto ecológico) apresentado no final do ano passado.
Livro bege da Fed e outros indicadores em foco
O coronavírus tem atirado os mercados para o vermelho e colocado um grande ponto de interrogação nas perspetivas económicas. Por isso, todos os indicadores serão lidos com maior atenção.
Esta quarta-feira é dia da divulgação do Livro Bege da Fed, mas também dos Estados Unidos vai chegar o relatório nacional de emprego da ADP, o índice dos gestores de compra do Markit, e o índice da atividade não industrial do ISM.
Do Brasil chegará a evolução da economia no quarto trimestre, estando o consenso dos analistas a apontar para um crescimento homólogo de 1,5% e de 0,5% em cadeia.
Na Europa, será divulgado o PMI (índice dos gestores de compra) compósito e dos serviços referente ao Reino Unido e Zona Euro – e alguns dos seus países, como Itália, Espanha, Alemanha e França. Também será conhecida a evolução económica de Itália. E as vendas a retalho da Zona Euro.
Sporting pode reagir à saída de Silas
Silas confirmou ontem, pouco depois da derrota em Famalicão, a saída do comando técnico do Sporting. Em conferência de imprensa, o agora ex-treinador dos leões assumiu que a decisão tinha sido tomada após o desaire sofrido na Turquia, na quinta-feira, e que nesse momento já não haveria volta a dar.
Uma vez que a decisão foi anunciada já durante a noite, é possível que possa ter reflexo nas ações da SAD dos leões durante a sessão desta terça-feira.
Reservas de crude centram atenções nos EUA
A Administração de Informação em Energia (IEA, na sigla original, que está sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de crude do país na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina.
Ontem as cotações do ouro negro voltaram a perder terreno, devido aos receios de menor procura decorrente do impacto económico do coronavírus. Durante a sessão o petróleo chegou a estar a subir em Londres e Nova Iorque, depois de o G7 ter admitido adotar medidas expansionistas para responder aos riscos apresentados pelo coronavírus. No entanto, o corte surpresa dos juros diretores por parte da Fed arrefeceu os ânimos, dado sinalizar que os EUA podem estar em maiores apuros do que se pensava.