Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quinta-feira o BCP apresenta as suas contas de 2018 e os CTT vão estar a reagir em bolsa à queda dos lucros no ano passado e ao corte dos dividendos que vão ser distribuídos aos acionistas.
Esta quinta-feira o BCP divulga após o fecho da bolsa nacional os resultados de 2018. O BPI estima que o banco liderado por Miguel Maya tenha terminado o exercício com lucros de 304 milhões de euros, um crescimento de 122% face ao registado em 2017.
Lá fora, o destaque vai para a apresentação das contas do Barclays.
CTT reagem à queda dos lucros
Os CTT reportaram ontem, após o fecho da bolsa nacional, uma queda de 28% dos lucros em 2018. Além disso, anunciou um corte dos dividendos para 10 cêntimos por ação, o valor mais baixo de sempre.
As ações estarão a reagir a estes dados na sessão desta quinta-feira.
BCE publica relatos da última reunião de política monetária
O Banco Central Europeu (BCE) publica, esta quinta-feira, os relatos relativos à última reunião de política monetária, que ocorreu a 24 de janeiro.
O BCE terminou no final do ano passado o seu plano de compras mensais, prevendo realizar a primeira subida de juros apenas após o fim do verão. Mas os relatos da reunião de janeiro já apontam numa mexida nos juros só em 2020.
Leque de indicadores macroeconómicos em foco
A nível de dados macroeconómicos, destaque para os EUA, onde teremos hoje os números das encomendas de bens duradouros nos EUA, em dezembro [anterior: 0,7%; estimativa. 1,7%]; dos pedidos de subsídio de desemprego, na semana passada [anterior: 239 mil; estimativa: 229 mil]; das vendas de casas usadas, em janeiro [anterior: -6,4%; estimativa: 0,2%]; e dos indicadores económicos avançados, em janeiro [anterior: -0,1%; estimativa: 0,2%].
Na Zona Euro teremos os índices dos gestores de compras (PMI) da IHS Markit, relativos a fevereiro. Serão divulgados os PMI compósitos, bem como os dados desagregados para a indústria e para os serviços.
IEA divulga dados sobre inventários de crude nos EUA
Esta quinta-feira, a Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de crude dos EUA na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina. Este relatório costuma ser divulgado à quarta-feira, mas esta semana será um dia mais tarde devido ao feriado do Dia do Presidente nos EUA, celebrado na segunda-feira.
Na sessão de ontem, o "ouro negro" esteve a ganhar terreno nos principais mercados internacionais.