Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta sexta-feira realiza-se a AG da Pharol para votar a renovação da eleição dos órgãos sociais e o alargamento do conselho de administração para 11 elementos. O INE também divulga as estatísticas comércio internacional relativas a dezembro.
No passado dia 11 de janeiro, os acionistas da Pharol decidiram voltar a suspender a votação da renovação da eleição dos órgãos sociais e o alargamento do "board" para 11 elementos. A nova assembleia-geral ficou marcada para esta quinta-feira, 8 de fevereiro.
De acordo com informações recolhidas pelo Negócios, a proposta de suspensão partiu do Novo Banco. Mas foi acolhida por praticamente todos os acionistas, tendo sido votada favoravelmente. Em causa está o acordo entre a Oi e a Pharol para encerrar todos os litígios judiciais no Brasil e em Portugal. Como o acordo foi anunciado recentemente, e ainda não teve aprovação do juiz que está encarregue da recuperação judicial da Oi, os acionistas prefiram ter mais tempo para analisar o tema, bem como ver se havia novos desenvolvimentos. Este ponto já tinha sido suspenso na AG realizada a 23 de novembro, na qual os accionistas aprovaram o reforço do aumento de capital para 80 milhões de euros.
INE divulga estatísticas comércio internacional
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga as estatísticas do comércio internacional relativas a dezembro.
Será ainda apresentado pelo INE o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria, em dezembro.
Dados da indústria na Zona Euro em foco
Esta sexta-feira serão divulgados importantes indicadores relativos à atividade industrial nas maiores economias do euro.
A Alemanha reporta os números das exportações, em dezembro. Será ainda conhecida a evolução da produção industrial em França, Itália e na Finlândia.
Fitch avalia dívida da Grécia
A dívida soberana da Grécia poderá ser reavaliada pela agência de "rating" Fitch. Já a S&P tem agendada uma possível actualização da avaliação da dívida de Angola. Por seu lado, a Moody’spoderá ter uma palavra a dizer sobre a Irlanda, ao passo que a DBRS poderá pronunciar-se em relação à Holanda.
Os relatórios sobre os ratings e perspectivas para as dívidas soberanas podem não ser publicados, uma vez que o calendário de eventuais revisões das notações soberanas é apenas indicativo.
Petróleo e matérias-primas agrícolas em números
A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga hoje o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos.
Ainda no que diz respeito às matérias-primas, o Departamento norte-americano da Agricultura (USDA) apresenta as suas estimativas para a procura e oferta agrícola mundial.