Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
A oferta pública de subscrição de acções da Science4you termina esta sexta-feira, estando a estreia em bolsa prevista para 21 de Dezembro. Termina também hoje a cimeira europeia de dois dias e a DBRS pode pronunciar-se sobre o rating do Reino Unido.
A operação de colocação em bolsa da Science4you, que arrancou a 28 de Novembro, termina esta sexta-feira. Se tudo se confirmar, a empresa liderada por Miguel Pina Martins deverá estrear as acções no dia 21 de Dezembro.
A operação compreende uma oferta pública de subscrição (OPS) no montante máximo de 8,25 milhões de euros e uma oferta pública de venda (OPV), por parte de um conjunto de actuais accionistas, no montante máximo de cerca de 6,75 milhões de euros, com a subsequente admissão à negociação. A empresa tem entre os seus principais investidores o Millennium Fundo de Capitalização, a Portugal Ventures e o Banco Europeu de Investimento.
Registos de carros novos na União Europeia
Depois das vendas de carros novos de passageiros terem caído pela primeira vez em seis meses, em Setembro, são divulgados esta sexta-feira os registos de novos carros na União Europeia.
Em Portugal, as vendas também têm vindo a cair. Em Novembro, registaram uma quebra de 9,4%, somando o terceiro mês consecutivo de descida em termos homólogos.
DBRS pode pronunciar-se sobre Reino Unido
A agência de notação financeira DBRS tem agendada para esta sexta-feira uma possível acção de rating para o Reino Unido e para a Dinamarca. Já a Fitch poderá pronunciar-se sobre a classificação e perspectiva para a evolução das dívidas soberanas da Turquia, Irlanda e Dinamarca.
Os relatórios sobre os ratings e perspectivas para as dívidas soberanas podem não ser publicados, uma vez que o calendário de eventuais revisões das notações soberanas é apenas indicativo.
Custos laborais na Zona Euro em destaque
Esta sexta-feira, o Eurostat vai divulgar dois dados da Zona Euro: os custos laborais em 2017 e o índice da Markit para a indústria relativo a Dezembro.
Nos EUA, estarão em foco os números relativos às vendas a retalho em Novembro.
Destaque ainda para o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos, que é divulgado pela Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos.
Produção industrial e vendas a retalho na China
A China divulga a evolução da produção industrial e das vendas a retalho, em Novembro, e os mercados estarão a reagir também a estes dados. Estes indicadores terão sido suportados pelo Dia do Solteiro, que atingiu um novo recorde de facturação: 30,8 mil milhões de dólares (27,4 mil milhões de euros).
Ainda assim, os investidores procuram perceber se a guerra comercial com os EUA está a penalizar a segunda maior economia do mundo.