Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Nesta quinta-feira, dia em que a Luz Saúde já não negoceia em bolsa, arranca o aumento de capital da Vista Alegre. Entre outros destaques está a divulgação dos dados do emprego em Portugal, no mês de Outubro, bem como o relatório de estabilidade financeira do BCE e as actas da última reunião da Fed.
A Vista Alegre vai realizar um aumento de capital num valor superior a 17,4 milhões de euros, através da emissão de novas acções. No total serão emitidos mais de 21,7 milhões de títulos, com o preço a estar fixado entre 1 e 1,30 euros. Além desta emissão de acções, a Visabeira, que actualmente detém mais de 90% do capital da Vista Alegre, vai ainda vender uma parte dos títulos que detém, tal como já estava previsto.
A operação arranca esta quinta-feira e deverá ser concluída no dia 12 de Dezembro. As acções deverão estrear-se no dia 19 de Dezembro. E o preço, cujo intervalo está fixado entre 1 e 1,30 euros, será determinado a 13, um dia depois do fim da oferta.
EDPR assegura financiamento de parque eólico na Escócia
O consórcio Moray Offshore Windfarm, composto pela EDP Renováveis, Diamond Generating Europe e Engie, fechou os contratos de financiamento para a construção de um parque eólico offshore de 950 megawatts na Escócia.
Os acordos de financiamento do projecto foram assinados com um sindicato de 16 bancos comerciais, bem como com a Agência de Crédito à Exportação da Dinamarca e o Banco do Japão para Cooperação Internacional. A dívida sénior e os outros instrumentos de dívida que compõem este financiamento ascendem a 2,93 mil milhões de euros. A conclusão está prevista ocorrer até ao final do ano e o parque eólico deverá estar operacional em 2022.
Relatório de estabilidade financeira do BCE
Num momento em que os mercados financeiros mundiais enfrentam um período conturbado, o Banco Central Europeu divulga o seu o relatório de estabilidade financeira.
O documento deverá apontar os principais riscos que permanecem e que podem afectar a estabilidade financeira. Temas como o Brexit, a sustentabilidade das contas públicas em alguns países europeus ou o nível das avaliações poderão constar neste documento.
Emprego nacional e confiança dos consumidores na Zona Euro
A confiança dos consumidores europeus deverá ter permanecido inalterada, em Novembro, segundo as estimativas dos analistas da Bloomberg. Este indicador vai permitir perceber se o tumulto recente nas bolsas está a afectar o sentimento.
Por cá, o Instituto Nacional de Estatística divulga as estimativas de Outubro para o emprego e desemprego, bem como os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores em Novembro.
Ainda na Europa, serão apresentados os indicadores da inflação e desemprego na Alemanha, bem como o PIB de França.
Nos EUA, destaque para os dados relativos aos pedidos de subsídio de desemprego na semana passada.
Fed publica actas da última reunião
Esta quinta-feira serão conhecidas as actas da reunião da Reserva Federal norte-americana, realizada nos dias 7 e 8 de Novembro. A Fed tem nova reunião nos dias 18 e 19 de Dezembro, esperando-se que anuncie a quarta subida de 25 pontos base da sua taxa directora este ano, para um intervalo entre 2,25% e 2,50%.
Num discurso feito ontem pelo presidente do banco central dos EUA, Jerome Powell Powell manteve a perspectiva de subida de juros. Mas o mercado acredita que o ritmo de aumento da taxa directora vai diminuir ou até mesmo parar, o que fez com que as bolsas registassem ontem em Wall Street os ganhos mais acentuados dos últimos oito meses.