Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta terça-feira os investidores estarão atentos ao reporte de mais resultados de empresas. Em foco estarão sobretudo os sectores petrolífero e automóvel.
Desde o final da década de 1960 que a volatilidade do mercado norte-americano não era tão baixa. De acordo com o Financial Times, a volatilidade do S&P 500, medida num período de dez dias, desceu esta segunda-feira, 7 de Agosto, para 2,43%, o valor mais baixo desde 14 de Fevereiro de 1969. A publicação destaca que a notável tranquilidade dos mercados este ano está a ser exacerbada pela calma habitual do período de Verão.
Também o índice VIX, que mede a volatilidade esperada no curto prazo – ou seja o "nervosismo" dos investidores – está abaixo dos 10 pontos esta segunda-feira, depois de ter tocado num mínimo histórico de 8,84 pontos no passado dia 26 de Julho.
OCDE divulga indicadores avançados
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulga os seus indicadores compósitos avançados (que apontam para a tendência de melhoria ou abrandamento da actividade económica num período futuro entre seis a nove meses). Por outro lado, as bolsas asiáticas estarão a reagir sobretudo a dois dados apresentados hoje: a balança comercial de Julho na China e as contas correntes de Junho no Japão.
Por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o índice de custos de construção de habitação nova e e o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, em Maio.
Deutsche Post, Disney e Priceline confessam-se ao mercado
Nos EUA, prossegue a bom ritmo a apresentação de resultados trimestrais. No dia de hoje, destaque para a divulgação das contas da Disney e da Priceline.
Por seu turno, na Europa, o foco estará no reporte dos resultados da alemã Deutsche Post.
Petróleo em foco
Termina esta terça-feira a reunião em Abu Dhabi entre membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e países fora do cartel. Isto numa altura em que os preços do crude têm estado a perder terreno no mercado internacional, a reflectir a especulação em torno da abundância de oferta no mercado, o que continua a ofuscar os esforços dos membros da OPEP para impulsionar os preços da matéria-prima através do corte de produção.
Ainda neste sector, a Agência Internacional da Energia (AIE) apresenta o seu outlook de curto prazo para o sector. Já o Instituto Americano do Petróleo (API, que é uma entidade privada) divulga as suas estimativas para os inventários de crude na semana passada nos Estados Unidos.
Mercado automóvel sob escrutínio
Entre hoje e amanhã realiza-se em Nova Iorque a Conferência Automóvel anual promovida pelo JPMorgan. Na edição deste ano, entre os oradores incluem-se os presidentes executivos da General Motors, Chuck Stevens, da Delphi Automotive, Kevin Clark, e da BorgWarner Inc., James Verrier.