Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta sexta-feira a Moody’s poderá pronunciar-se sobre o rating ou sobre as perspectivas para a evolução da dívida soberana de Portugal. Ainda por cá, a Altri e a Cofina divulgam as contas do primeiro trimestre.
A Altri reporta as suas contas trimestrais esta sexta-feira. Os analistas do CaixaBI antecipam que a empresa terá fechado os primeiros três meses deste ano com lucros de 17,8 milhões de euros, uma quebra de 29,1% face ao resultado líquido de 25,1 milhões de euros atingido no período homólogo de 2016. Em relação ao trimestre anterior, a descida é de 10,7%.
Fora do índice PSI-20, destaque para a Cofina, dona da CMTV e de publicações como o Jornal de Negócios, Correio da Manhã, Record e Sábado. Em 2016, a Cofina lucrou 4,3 milhões de euros, menos 14,4% do que no ano precedente.
Moody's pode pronunciar-se sobre dívida de Portugal
A agência de notação financeira Moody's tem agendada para esta sexta-feira uma possível reavaliação da dívida portuguesa. As outras agências de "rating" mantiveram nas últimas avaliações tudo igual no "outlook" – que está ‘estável’ em todas elas – e no "rating" do país. As agências dizem que, de modo a melhorar as perspectivas para Portugal, é preciso que o rácio da dívida pública comece a baixar, algo que ainda não é visível.
Também é possível que esta sexta-feira a S&P se pronuncie sobre a classificação e "outlook" de Itália e que a Fitch possa fazer o mesmo relativamente à dívida soberana do Reino Unido.
EUA divulgam dados sobre o emprego em Abril
Os EUA divulgam no final da semana os números relativos à criação de emprego e à média de horas trabalhadas, bem como a taxa de desemprego em Abril. Segundo as estimativas da Bloomberg, a taxa de desemprego deverá ter-se situado em 4,6% no último mês.
Estes números surgem depois de na sexta-feira passada ter sido divulgado que a economia dos EUA cresceu a um ritmo mais lento no primeiro trimestre (0,7%). No último trimestre de 2016, o PIB tinha avançado 2,1%.
Política monetária da Fed em destaque
Esta sexta-feira vários responsáveis da Reserva Federal norte-americana discursam em eventos distintos. O vice-presidente da Reserva Federal norte-americana, Stanley Fischer, irá falar na Conferência da Hoover sobre política monetária, na Universidade de Stanford (Califórnia) e os presidentes da Fed de Chicago, Charles Evans, da Reserva Federal de St. Louis, James Bullard, e da Fed de Boston, Eric Rosengren, discursarão num painel da mesma conferência, alusivo ao tema "as fundações estruturais da política monetária".
Por seu lado, o presidente da Fed de São Francisco, John Williams, faz o discurso de abertura num evento do Instituto Manhattan, em Nova Iorque, além de falar perante o Shadow Open Market Committee (por oposição ao Federal Open Market Committee – Comité Federal de Mercado Aberto], também em Nova Iorque.
Também a presidente da Fed, Janet Yellen, irá falar esta sexta-feira. Será oradora, em Providence (Rhode Island), no evento intitulado "125 anos de participação das mulheres na economia".
Responsáveis europeus juntos em conferência
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, o presidente da União Europeia, Donald Tusk, o negociador do Brexit junto da UE, Michel Barnier e o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, discursam numa conferência que tem lugar em Florença (Itália) dedicada à cidadania europeia.