Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quinta-feira, os CTT apresentam as suas contas de 2016. Além disso, tem início a cimeira europeia de dois dias e vários responsáveis alemães falam sobre economia e política.
O Banco Central Europeu (BCE) deverá deixar a sua taxa de referência inalterada em 0% esta quinta-feira. Mas, mais do que a decisão sobre os juros, interessa aos investidores perceber quais as indicações que o líder da entidade, Mario Draghi, deixará sobre a política de estímulos na região.
À medida que os indicadores na região confirmam a recuperação aumenta a pressão sobre o BCE em relação ao programa de compra de activos.
CTT dão a conhecer números de 2016 após revisões de "outlook"
A companhia liderada por Francisco Lacerda também reporta contas esta semana. Os números de 2016 deverão condicionar o desempenho em bolsa dos títulos da companhia, que bateram mínimos históricos após a empresa ter feito, no mês passado, uma revisão em baixa do seu "guidance".
Lá fora, também prossegue a apresentação de resultados, com destaque esta quinta-feira para as contas da seguradora Aviva, da retalhista Carrefour e da farmacêutica Merck KGaA.
Mais indicadores ajudam a auscultar as economias
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria, em Janeiro. Por outro lado, nos Estados Unidos são apresentados os dados relativos aos novos pedidos de subsídio de desemprego, na semana terminada a 4 de Março, bem como o índice de preços na importação em Fevereiro.
São também esperados para hoje os dados relativos à inflação na China em Fevereiro, assim como a inflação no México e Ucrânia (também referentes ao mês passado).
Conselho Europeu tem início em Bruxelas
Os líderes europeus iniciam uma cimeira de dois dias, em Bruxelas. Donald Tusk, antigo primeiro-ministro da Polónia, deverá ser reeleito por mais dois anos e meio presidente do Conselho Europeu, o órgão político máximo da União Europeia. No passado dia 6 de Março, os líderes de França, Alemanha, Itália e Espanha defenderam uma União Europeia a várias velocidades que permita que alguns Estados-membros avancem mais rapidamente que outros.
Por outro lado, a chanceler alemã Angela Merkel discursa no Parlamento, antes do início do Conselho Europeu, prevendo-se que fale sobre o Brexit e as relações transatlânticas. Ainda na Alemanha, o ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, é orador num painel sobre "Política Financeira em Tempo de Múltiplas Crises", em Berlim, além de falar num outro evento, promovido pelas caixas-poupança alemãs, onde irá debruçar-se sobre os desafios económicos e políticos com que se confrontam os países do G-20 – e, neste mesmo evento, falará também Andreas Dombret, membro do conselho do banco central alemão (Bundesbank).
Reservas de gás em destaque nos EUA
A Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga dos dados relativos aos inventários de gás natural dos EUA na semana passada. Por outro lado, o Japão divulga os preços mensais do gás natural liquefeito no mercado spot, e a PJM (Pennsylvania - New Jersey – Maryland) – maior bolsa de electricidade dos EUA – divulga o seu relatório anual intitulado ‘Estado do Mercado’.
Ainda no reino das matérias-primas, o Departamento norte-americano da Agricultura (USDA) apresenta os dados relativos às exportações de produtos agrícolas na semana passada.