Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira os olhos estarão postos nos Estados Unidos, onde Donald Trump fará um importante discurso perante o Congresso. Por cá, o destaque vai para a apresentação dos resultados de 2016 da EDP Renováveis.

28 de Fevereiro de 2017 às 07:30
  • ...
Resultados da EDP Renováveis… e não só

A época de resultados prossegue esta terça-feira, com a apresentação - antes da abertura da bolsa - das contas da EDP Renováveis relativas a 2016. Em nota de "research" emitida no dia 22 de Fevereiro, os analistas do Caixa Banco de Investimento (CaixaBI) estimaram que os lucros da EDP Renováveis tenham sido de 60 milhões de euros no ano que passou, uma redução de 64% relativamente ao resultado líquido de 167 milhões de euros conseguido no exercício financeiro de 2015.

Ontem a EDPR anunciou ter vendido à China Three Gorges 49% do capital de um conjunto de activos eólicos localizados em Portugal, tendo encaixado 242 milhões com essa alienação.

No resto do mundo, mais empresas divulgam também hoje as suas contas trimestrais e anuais, com destaque para os números do Bank of Nova Scotia, Bank of Montreal, Erste Group, Abertis, Teleperformance, Grifols e Viscofan.



PIB nos EUA e em França animam dia de dados

Hoje há vários indicadores que ajudarão a medir o pulso à economia norte-americana. Será divulgada a segunda estimativa para o PIB dos EUA no quarto trimestre de 2016 [esperando-se que tenha crescido a um ritmo anualizado de 2,1%], bem como os números da confiança dos consumidores (Fevereiro) e o índice PMI da região de Chicago referente a Fevereiro. Na Zona Euro, destaque para os dados do PIB em França, relativos ao quarto trimestre do ano passado.

Por outro lado, o Banco do Japão vai divulgar um plano relativo às operações de compra de obrigações no mês de Março. Pela primeira vez, espera-se que o banco central nipónico divulgue, além dos totais de compras, as datas em que as operações irão ter lugar.


Hoje será também o dia em que os representantes dos credores oficiais da Grécia regressam a Atenas para discutir as medidas a adoptar pelo governo helénico para desbloquear a disponibilização de uma nova tranche do programa de assistência.



Investidores atentos ao discurso de Trump no Congresso

Donald Trump faz o primeiro discurso no Congresso dos EUA, agendado para o final desta terça-feira, e os investidores estarão atentos a potenciais novidades sobre o plano económico do presidente. Para os mercados financeiros, este discurso de Trump assume a importância de um discurso do Estado da União, sublinha a Bloomberg. Com efeito, apesar de não ser considerado um discurso sobre o Estado da União, uma vez que recai no seu primeiro ano de mandato, o discurso inicial junto do Congresso não deixa de ser menos importante para os presidentes na era moderna, acrescenta a agência.

Esta semana faz três semanas que Donald Trump prometeu um "plano fenomenal" para a reforma fiscal. Na quinta-feira passada, o secretário norte-americano do Tesouro, Steven Mnuchin, veio dizer que quer ver aprovada, até Agosto próximo, uma reforma fiscal "muito significativa", reforçando assim a mensagem do presidente.


Assembleia Geral da Apple com nove propostas a votação

A Apple realiza esta terça-feira a sua reunião magna anual, na sede em Cupertino (Califórnia). Os accionistas são chamados a pronunciar-se sobre nove propostas, nomeadamente uma reforma nos pacotes de remuneração dos executivos da tecnológica – o que, a ser aprovado, exigirá peritos externos à empresa.

Esta AG decorrerá enquanto a Apple apresenta os seus principais produtos em Barcelona, no Mobile World Congress (MWC). 

 


Fundo soberano da Noruega divulga relatório anual e Nigéria analisa petróleo

O fundo de riqueza soberana da Noruega, avaliado em 900 mil milhões de dólares, apresenta o seu relatório anual e a lista completa de todos os activos de que é titular. O Norges Bank, o banco central que gere o fundo soberano norueguês - o maior do género no mundo -, tem presença no capital accionista de várias cotadas portuguesas, como o BCP, EDP, CTT e Navigator.

Por outro lado, teremos a Conferência de Petróleo e Gás da Nigéria, inserida na Semana da Energia assinalada no país, que começa esta terça-feira e termina no dia 2 de Março. Entre os oradores de hoje estarão o secretário-geral da OPEP, Mohammad Barkindo, e o ministro nigeriano do Petróleo, Emmanuel Kachikwu.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio