Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quarta-feira o dia é abundante em resultados, com destaque para a Semapa. Ainda por cá, o INE divulga os dados de 2016 relativos à actividade turística e é realizado o leilão de bilhetes do Tesouro a 3 e 11 meses.
Hoje é mais um dia de divulgação de contas. Por cá, será a vez de a Semapa dar a conhecer os seus números relativos a 2016. Em 2016 registou-se uma subida dos preços da pasta e do papel. Recentemente, Nuno Estácio, analista da Haitong, adiantou ser expectável que a retoma dos preços da pasta e papel na Europa continue durante os próximos meses, sustentando o desempenho dos títulos deste sector. A Navigator (ex-Portucel), na qual a Semapa detém quase 70%, reportou um aumento de perto de 11% nos lucros do ano passado.
No resto do mundo, destaque para a apresentação das contas de empresas como a Cisco Systems, Credit Agricole, PepsiCo, Deutsche Boerse, Euronext, Heineken, Ageas, Kraft Heinz e Marriot.
Time Warner decide sobre fusão com a AT&T
A Time Warner realiza hoje, em Atlanta, uma assembleia-geral extraordinária com os seus accionistas para ser votada a proposta de fusão com a AT&T. Recorde-se que, em Outubro passado, a AT&T chegou a acordo para adquirir a Time Warner, no valor de 80 mil milhões de dólares.
A actividade de fusões e aquisições continua bastante dinâmica. Ontem soube-se que o grupo PSA pode avançar para a compra da Opel. A possibilidade de fusão entre a Peugeot, Citroen e Opel foi confirmada pela empresa francesa depois de o negócio ter sido avançado pela imprensa.
Economia em foco na Europa e EUA
Esta quarta-feira há mais dados económicos, com o Instituto Nacional de Estatística (INE) a divulgar os dados da actividade turística relativos a Dezembro. Ainda por cá, teremos o leilão de Bilhetes do Tesouro a 3 e a 11 meses. Já o Eurostat irá divulgar os dados da balança comercial na Zona Euro, referentes a Dezembro. Ainda na Europa, Espanha apresentará os valores da inflação de Janeiro.
Nos EUA, conheceremos os números das vendas a retalho em Janeiro, bem como os dados da inflação, também relativos ao mês passado – as projecções apontam para que tenha aumentado ao mesmo ritmo que em Dezembro.
Política monetária domina dia no outro lado do Atlântico
Dois responsáveis pela política monetária norte-americana irão discursar esta quarta-feira. O presidente da Fed de Boston, Eric Rosengren, falará num evento da New York Association for Business Economics, no Harvard Club de Nova Iorque. Por seu lado, o presidente da Fed de Filadélfia, Patrick Harker, será o orador principal na apresentação das Perspectivas Económicas Anuais na Universidade La Salle.
Os mercados estão atentos a possíveis novas indicações sobre o rumo e timing da subida das taxas de juro nos EUA. Ontem, a presidente da Reserva Federal disse no Senado que há riscos em esperar muito tempo para aumentar os juros. Janet Yellen não deu qualquer indicação sobre a altura em que os juros voltam a subir, sendo que os investidores vêem como cada vez mais provável que tal possa acontecer já na reunião de 14 e 15 de Março.
Mercado petrolífero à espera de conhecer as reservas
A Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia), divulga dos dados relativos aos inventários de crude dos EUA na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina.
Os preços do petróleo foram sustentados, na semana passada, pela queda inesperada das reservas norte-americanas de gasolina, o que levou Wall Street para máximos históricos.