Notícia
Tether investe 222 milhões de dólares em bitcoin para reforçar as reservas
A Tether, empresa autora da criptmoeda com o mesmo nome, vai investir 15% do lucro em bitcoin, de forma a diversificar as reservas que sustentam a tether. Atualmente, as reservas já são compostas por 1,5 mil milhões de dólares em bitcoin.
A Tether - a empresa autora da criptomoeda com o mesmo nome - vai comprar 222 milhões de dólares, o equivalente a 204,97 milhões de euros, em bitcoin, investindo 15% do lucro arrecadado no primeiro primeiro trimestre deste ano.
A criptomoeda tether (USDT) é uma stablecoin, ou seja uma criptomoeda cuja cotação está indexada a outro ativo neste caso o dólar norte-americano.
"A compra de bitcoin faz parte da abordagem conservadora e prudente da Tether, no que toca às decisões de investimento destinadas a fortalecer, aumentar e diversificar suas as reservas", começa por explicar a empresa em comunicado.
Assim, "ao implementar esta estrutura, a Tether visa aumentar a transparência e apresentar uma visão mais clara do desempenho da empresa e da estratégia de alocação de capital", acrescenta.
Segundo os dados mais recentes - de março - a Tether conta atualmente com um total de de 2,44 mil milhões de dólares em reservas que sustentam a USDT, dos quais 1,5 mil milhões são em bitcoin.
USDT é a maior stablecoin do mundo, com uma capitalização de mercado de quase 83 mil milhões de dólares.
A forma como a Tether ter tentado compor as suas reservas para garantir a relação um dólar e uma USDT tem gerado controvérsia. Mais recentemente, a empresa teve de acalmar o mercado, após saber-se que parte destas reservas eram compostas por papel comercial - produtos financeiros do mercado de dívida a curto prazo- tendo substituído estes produtos por obrigações dos EUA, a longo prazo.
Além disso, vários executivos da empresa estão a ser alvo de uma investigação do Departamento de Justiça dos EUA, sobre alegada fraude bancária.
Após este comunicado, a tether segue a negociar na linha de água para 1,002 dólares.
Investimento da Tether pode ser "otimista" para a bitcoin
Depois do colapso do ecossistema da terra USD, que começou com a quebra desta stablecoin abaixo de um dólar, pode surgir a questão sobre se este passo da Tether pode ser uma forma de prevenir um "crash" semelhante.
Por outro lado, este investimento pode ser lido como um bom prognóstico para o desempenho da bitcoin nos próximos tempos. "Interpreto este comunicado de forma otimista", refere Henrique Tomé, para quem a decisão da Tether pode significar que "a bitcoin pode continuar a valorizar".