Notícia
Regulador europeu alerta para "lição" a tirar do cripto crash
Presidente da ESMA, reguladora dos mercados de valores mobiliários da EU, diz que investidores não devem esperar resgates porque riscos dos criptoativos foram amplamente sinalizados.
Quem investe em criptoativos deve olhar para o recente "crash" como uma aviso para os riscos associados a colocarem dinheiro num mercado não regulamentado e não devem esperar nenhum tipo de resgate. O alerta é deixado por Verona Ross, presidente da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA, na sigla inglesa) em declarações ao Financial Times.
"Nós já avisámos no início deste ano para os riscos sérios que os investidores de retalho incorrem ao investir em alguns destes ativos", afirmou Verona Ross.
As preocupações de Ross surgem numa altura em que a desvalorização global do mercado de criptomoedas atinge os 70% face ao ano passado.
"Acredito que há um risco real sobre se alguns destes ativos sobreviverão… Espero que os investidores vejam nisto pelo menos uma lição sobre quanto do seu dinheiro deve ser investido neste tipo de ativos", frisou a presidente da ESMA.
A líder do regulador europeu insistiu também que não haverá um mecanismo de resgate nesta área, já que os avisos para os riscos associados ao mercado cripto foram altamente disseminados.
Em março, a ESMA já tinha avisado os pequenos investidores para a "possibilidade muito real de perderem todo o dinheiro investido" se comprassem criptomoedas:
No início deste mês, Parlamento Europeu e Conselho chegaram a um acordo político provisório sobre o mercado cripto na Europa e a ESMA ganhará poder acrescido nesse dossiê.