Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bitcoin alcança patamar dos 35 mil dólares. É a primeira vez em 17 meses

A criptomoeda subiu mais de 11% durante a sessão desta terça-feira, tendo, entretanto, aliviado para um crescimento de mais de 3%. O mercado aponta para que a luz verde da SEC sobre um primeiro ETF com exposição direta à bitcoin seja iminente.

Dado Ruvic/Reuters
24 de Outubro de 2023 às 11:15
  • 3
  • ...

A bitcoin escalou mais de 11% durante a sessão desta terça-feira, tendo alcançado o patamar dos 35 mil dólares pela primeira vez desde o início de maio de 2022.  Entretanto, a criptomoeda mais valiosa do mercado aliviou para uma subida de 3,5% para 34.260,55 dólares.

A euforia em torno do possível surgimento de um "exchange traded fund" (ETF) com exposição direta ao preço "spot" da bitcoin foi o principal impulsionador para este movimento.



A especulação em torno de uma potencial luz verde dada pelo supervisor norte-americano de capitais (na sigla inglesa SEC) que permita a oferta de ETF foi alimentada por uma formalidade judicial proclamada esta segunda-feira.

Um tribunal federal nos EUA encerrou formalmente o processo a decorrer nesta instância, e que deu razão à Grayscale Investments em detrimento da SEC.

O supervisor liderado por Gary Gensler recusou, em junho do ano passado, o pedido da Grayscale Investments para converter o Grayscale Bitcoin Trust - um veículo de investimento que permite aos "players" aplicarem o seu dinheiro em bitcoin através da compra de participações neste produto – num ETF com exposição direta à bitcoin.

No final de agosto o tribunal decidiu anular a decisão do supervisor, tendo considerado a mesma como "arbitrária" e tomada por "capricho", já que, no entendimento da justiça, a SEC não conseguiu explicar "a diferença de tratamento dada a produtos semelhantes". Na altura foi dado à SEC possibilidade de recorrer, o que não aconteceu. Agora o caso está formalmente encerrado.



A alimentar esta expectativa está ainda uma publicação de Eric Balchunas da Bloomberg Intelligence na rede social X (antigo Twitter), onde o analista refere que o "i Shares Bitcoin Trust", o ETF da BlackRock com exposição direta à bitcoin estaria "cotado na Depository Trut & Clearing Corporations, uma empresa especializada em serviços pós-"trading",como a liquidação de títulos.

Eric Balchunas frisou em entrevista, citado pela Bloomberg,  que "isto não significa que [o ETF] seja tecnicamente aprovado", no entanto, recordou que por norma os tickers dos produtos são adicionados a este tipo de listas, antes do instrumentos financeiros serem lançados.

 

Ver comentários
Saber mais Criptomoeda Empresas Grayscale Investments Gary Gensler Clearing Bloomberg Bloomberg Intelligence Twitter Grayscale BlackRock
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio