Notícia
Taxa de juro no crédito volta a cair em Agosto
Depois de ter aumentado em Agosto, a taxa de juro implícita no crédito à habitação voltou a cair. E o mesmo aconteceu nos novos contratos.
A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação subiu, em Setembro, para os 1,009%, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Ficou, assim, abaixo dos 1,014% registados em Agosto e voltou aos níveis atingidos em Julho. E também nos novos financiamentos a taxa de juro implícita desceu.
"A taxa de juro implícita no crédito à habitação desceu de 1,014% em Agosto, para 1,009% em Setembro. Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro implícita foi 1,677% em Setembro, diminuindo 1,9 pontos base em relação ao mês anterior", revela o INE. A taxa de juro nos contratos voltou, assim, a cair depois de ter aumentado nos últimos meses à boleia do crescimento das operações a taxa fixa.
O INE acrescenta ainda que no destino de financiamento aquisição de habitação, que é o mais relevante no crédito à habitação, a taxa de juro implícita para o total dos contratos caiu de 1,035% para 1,031%. Já nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro para este mesmo destino de financiamento passou de 1,687% para 1,668%, em Setembro.
Quanto à prestação média vencida, esta manteve-se nos 239 euros para o conjunto dos contratos. Já nos empréstimos mais recentes, isto é, celebrados nos últimos três meses, o valor médio da mensalidade subiu para 323 euros face aos 316 euros registados em Agosto.
E relativamente ao capital médio em dívida, este diminuiu em 39 euros face a Agosto para 51.521 euros. Já nos contratos assinados nos últimos três meses, o montante médio do capital em dívida subiu de 92.714 euros para os 94.003 euros, em Setembro, a reflectir o crescimento das novas operações de financiamento.