Notícia
Novo crédito ao consumo cai pelo segundo mês
As instituições financeiras nacionais concederam mais de 439 milhões de euros em crédito ao consumo, em Julho, segundo o Banco de Portugal.
As novas operações de crédito ao consumo ascenderam a 439,3 milhões de euros, em Julho. Este montante representa uma quebra de 9,6% face ao mês anterior, segundo os dados do Banco de Portugal, publicados esta quinta-feira. Pelo segundo mês consecutivo, o novo crédito ao consumo diminuiu.
Apenas dois segmentos resistiram à queda das novas operações. Foi o caso do crédito pessoal para educação, saúde, energias renováveis e locação financeira, onde foram emprestados 3,15 milhões de euros, mais 2,7% do que um mês antes. E no destino locação financeira ou ALD para automóveis usados foram emprestados 6,58 milhões de euros, mais 5,4% do que em Junho.
A maior queda foi sentida no segmento cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto. Foram emprestados 73,4 milhões de euros, menos 19% do que um mês antes. O crédito pessoal sem finalidade específica sofreu uma diminuição de 11% para os 179,9 milhões de euros.
Quanto aos restantes segmentos do crédito automóvel, na locação financeira ou ALD para carros novos foram concedidos 25,7 milhões de euros, a modalidade com reserva de propriedade e outros para carros novos atingiu os 43,1 milhões de euros e a modalidade com reserva de propriedade e outros para carros usados captou 107,5 milhões de euros. Em todos os casos, o montante caiu face a Junho.
Desde o início do ano, foram concedidos 3,28 mil milhões de euros em novo crédito ao consumo.