Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Custos com a casa aumentam procura por outros créditos pessoais

Montante de novos contratos de crédito ao consumo cresceu, nos primeiros sete meses do ano, para um recorde de 4,85 mil milhões. Aumento deu-se sobretudo à boleia do setor automóvel, numa altura em que as taxas de juro continuam a pressionar os orçamentos familiares em Portugal.

Mariline Alves
24 de Setembro de 2024 às 09:27
  • ...

O montante de novos contratos de crédito ao consumo cresceu, em termos homólogos, 9% entre janeiro e julho, para um recorde de 4,85 mil milhões de euros, com as famílias portuguesas a procurarem mais crédito pessoal para fazer face a outras despesas além da casa, avança esta terça-feira o Jornal Económico. 

Esse aumento reflete a subida das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE), com impacto nas taxas Euribor, e a diminuição dos orçamentos familiares para cobrir outras despesas. O aumento deu-se sobretudo à boleia do setor automóvel, enquanto o crédito pessoal para as finalidades de educação, saúde e energias renováveis recuou 0,8% para 79,6 milhões de euros.

"Por terem de canalizar um valor mais elevado para o crédito da casa, há outros custos do dia-a-dia que já não são suportados pelo salário e as famílias têm de recorrer a crédito", afirma Duarte Gomes Pereira, secretário-geral da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC). Já a taxa de crédito malparado nos empréstimos ao consumo situa-se, atualmente, nos 2,6%, a taxa mais baixa em mais de 20 anos.

Ver comentários
Saber mais crédito custos casa despesas habitação bancos endividamento orçamento familiar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio