Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Concessão de crédito à habitação recua pelo segundo mês

Apesar da ligeira diminuição registada em Julho e Agosto, o novo crédito para a compra de casa continua a aumentar face ao período homólogo.

Bruno Simão/Negócios
11 de Outubro de 2016 às 11:35
  • ...

As instituições financeiras emprestaram 477 milhões de euros para a compra de casa, em Agosto, segundo os dados do Banco de Portugal, divulgados esta terça-feira, 11 de Outubro. Este valor fica aquém dos 485 milhões de euros emprestados um mês antes e dos 587 milhões de euros relativos a Junho. Desde o início do ano, o novo crédito à habitação ascende a 3.661 milhões de euros.


Pelo segundo mês consecutivo, a concessão de crédito à habitação abrandou. Num mês tipicamente marcado pelas férias, os bancos emprestaram menos dinheiro para a compra de casa. Foram concedidos 477 milhões de euros, o que representa o mais baixo montante de novo crédito desde Abril.


Apesar da diminuição registada nos últimos dois meses, os empréstimos para a compra de casa continuam a crescer face a 2015. O ano passado foi marcado pela recuperação do crédito à habitação, depois de durante a crise financeira os bancos terem praticamente fechado a "torneira" do financiamento.


Uma recuperação que tem reflexo no corte sucessivo das margens exigidas pelas instituições financeiras. Actualmente, nenhum banco oferece no seu preçário um "spread" mínimo acima de 2%, sendo que o Bankinter tem a taxa mais baixa do mercado: 1,25%.


E 2016 tem mantido a tendência de crescimento do crédito para a compra de casa. Entre Janeiro e Agosto, foram concedidos 3.661 milhões de euros, mais 53% do que nos primeiros oito meses de 2015.


Os empréstimos à habitação representam metade de todo o crédito que é concedido a particulares (943 milhões de euros, em Agosto). E se em mês de férias o crédito à habitação diminuiu, o mesmo não se pode dizer do crédito ao consumo. Em Agosto, os bancos concederam 323 milhões de euros em crédito ao consumo, o que supera os 299 milhões de euros emprestados um mês antes. Desde o início do ano, foram emprestados 2.453 milhões de euros, mais 22% do que no ano passado.


Quanto ao crédito para outros fins, o novo montante financiado em Agosto ascendeu a 143 milhões de euros, aquém dos 170 milhões emprestados um mês antes. Desde o início do ano, as novas operações totalizaram 1.271 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais crédito habitação empréstimos Banco de Portugal famílias consumo outros fins spreads taxa de juro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio