Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos emprestam mais dinheiro às empresas e às famílias

O mês de Julho ficou marcado por um aumento das novas operações de crédito quer às famílias quer às empresas. No total, as instituições financeiras emprestaram mais de quatro mil milhões de euros, o valor mais elevado desde Dezembro.

Miguel Baltazar/Negócios
08 de Setembro de 2015 às 13:13
  • ...

As instituições financeiras emprestaram, em Julho, 868 milhões de euros às famílias, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, esta terça-feira, 8 de Setembro. Este valor representa um máximo desde Março de 2012.

É sobretudo o crédito à habitação que tem vindo a justificar o aumento das novas operações de financiamento às famílias. Este segmento foi responsável, em Julho, por quase metade do crédito às famílias (46%). Os bancos emprestaram 400 milhões de euros para este fim, o valor mais elevado desde Maio de 2011.


Há três meses consecutivos que o valor das novas operações de crédito à habitação tem vindo a aumentar. Uma evolução que coincide com a redução dos "spreads" mínimos oferecidos pelas instituições financeiras. Desde Fevereiro que as margens exigidas pelos bancos estão em queda e, num conjunto de 12 instituições, oito têm já "spreads" mínimos abaixo de 2%.


Quanto ao crédito ao consumo, as novas operações ascenderam a 276 milhões de euros, o valor mais elevado desde Março de 2011. Já os novos empréstimos para outros fins totalizaram 192 milhões de euros, depois de dois meses consecutivos em queda.


Também para as empresas o valor das novas operações de crédito aumentou. Ascendeu a 3,54 mil milhões de euros e fez de Julho o melhor mês desde Dezembro do ano passado, quando as instituições financeiras emprestaram 3,59 mil milhões de euros às empresas.


Foi nas grandes empresas que o financiamento mais aumentou. As novas operações de crédito com valores acima de um milhão de euros ascenderam a 1,84 mil milhões de euros, mais 28% do que um mês antes. Já as operações até um milhão de euros ascenderam a 1,68 mil milhões de euros, mais 1,74% do que em Junho.


No total, as novas operações de crédito às famílias e empresas ascenderam a 4,41 mil milhões de euros. Este montante superou os quatro mil milhões de euros pela primeira vez desde Dezembro do ano passado.

Ver comentários
Saber mais bancos instituições financeiras Banco de Portugal habitação consumo outros fins empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio