Notícia
Avaliação bancária das casas sobe pelo segundo mês consecutivo
A avaliação que é considerada pelas instituições financeiras no momento da concessão de crédito para a compra de casa aumentou pelo segundo mês consecutivo.
A avaliação bancária voltou a aumentar, em Maio. Atingiu os 1.060 euros por metro quadrado, o que representa um aumento de 0,6% face ao mês anterior, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Face ao período homólogo, o valor médio da avaliação aumentou 3,3%.
"O valor médio de avaliação bancária, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, situou-se em 1.060 euros por metro quadrado em Maio, o que representou um aumento de 0,6% comparativamente com o valor observado no mês anterior", refere o comunicado do INE. Mas subiu 3,3% face ao período homólogo.
A contribuir para esta subida esteve o aumento de 1,8% registado na região Centro, cujo valor médio passou de 867 euros por metro quadrado para 883 euros por metro quadrado, em Maio. Mas "todas as regiões apresentaram valores de avaliação superiores aos observados em Maio de 2015, sendo a região Norte aquela em que se registou o aumento de maior intensidade, 37 euros por metro quadrado, para 933 euros por metro quadrado".
Por tipologia de habitação, nos apartamentos, o valor médio de avaliação bancária aumentou 0,1% para 1103 euros por metro quadrado, reflectindo sobretudo os avanços nas regiões Centro (1,0%) e Algarve (0,6%).
Nas moradias, o valor médio de avaliação bancária passou de 969 euros por metro quadrado em Abril para 982 euros por metro quadrado em Maio. À excepção do Algarve e da Região Autónoma da Madeira, "as restantes regiões apresentaram valores médios de avaliação superiores aos observados em Abril, destacando-se a região Centro e a Região Autónoma dos Açores, com aumentos de 22 e de 20 euros por metro quadrado, respectivamente, correspondendo a variações de 5,9% e de 5,2%, pela mesma ordem", refere o INE.