Notícia
Bancos elevam avaliação das casas para novos máximos
O Instituto Nacional de Estatísticas regista um novo aumento da avaliação bancária das casas em Portugal em novembro, que tem aumentado todos os meses desde março de 2016.
A média da avaliação bancária na habitação em Portugal fixou-se, em novembro, nos 1.312 euros por metro quadrado, um número que supera o do mês anterior e marca um novo máximo desde, pelo menos, janeiro de 2011, o mês a que recuam os registos publicados esta segunda-feira, 30 de dezembro, pelo Instituto Nacional de Estatística.
Em novembro, o valor médio de avaliação bancária realizada no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação foi de 1.312 euros por metro quadrado, mais 8 euros que em no mês anterior. Em comparação com o registo de outubro, o valor da avaliação aumentou 0,6%. Já em relação ao mesmo mês do ano passado, a subida é de 8%.
A média nacional tem subido todos os meses desde março de 2016, quando houve um ligeiro recuo em relação ao mês de fevereiro. As sucessivas subidas ditam que o valor registado em novembro seja o mais elevado em quase dez anos, olhando aos valores apresentados pelo INE, que remontam a janeiro de 2011.
A impulsionar os valores atribuídos pelos bancos à habitação esteve a região do Algarve, onde existiu uma subida de 10,3% no conjunto das casas. No centro houve o aumento mais modesto, de 5,3%.
Apesar da tendência ascendente no global do país, há zonas onde os números da avaliação recuaram. Na região autónoma da Madeira houve a maior quebra, de 0,3%, seguida pela do Norte, de 0,2%.
O metro quadrado dos apartamentos continua mais caro que o das moradias e a subir a um ritmo mais acelerado: atingiu os 1.402 euros em novembro, 9,8% acima do registo do mês homólogo. O Algarve apresenta o valor mais elevado, de 1.748 euros por metro quadrado. A nível nacional, a procura é sobretudo por T2 e T3, que representaram 82,8% das avaliações de apartamentos realizadas em novembro e cuja avaliação subiu, respetivamente, de 18 euros para 1.444 euros e 15 euros para os 1.307 euros.
O valor médio da avaliação bancária das moradias foi de 1 162 euros/m2 em novembro, o que representa uma subida de 4,2% em relação mesmo mês do ano anterior. Os valores mais elevados estão novamente no Algarve, seguidos dos de Lisboa, e os mais baratos na região Centro.
Notícia atualizada às 11:45)