Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Obama considera que um dólar forte pode ser “um problema”

Barack Obama terá revelado aos líderes das principais economias que uma moeda norte-americana forte pode ser "um problema", de acordo com um representante francês no encontro do G7

Kevin Lamarques/Reuters
08 de Junho de 2015 às 09:34
  • ...

O presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, está preocupado com a valorização da moeda norte-americana. Segundo um representante francês no encontro do G7 (grupo das sete economias mais desenvolvidas do mundo) que pediu o anonimato, citado pela Bloomberg, Obama terá assinalado que um dólar forte pode ser "um problema".

É num contexto de riscos geopolíticos, incluindo o facto de a situação da Grécia estar a produzir volatilidade nos mercados financeiros - o que afecta as taxas de juro e as divisas dos países -, que Obama apontou que uma moeda americana forte pode representar um problema. Segundo a agência de informação, nenhum porta-voz da Casa Branca se mostrou disponível de imediato para comentar estas palavras que Obama terá dito junto dos líderes das principais economias mundiais.

Após terem sido conhecidas estas palavras, o dólar inverteu a sua trajectória de ganhos face ao euro, estando agora a perder terreno. Por esta altura, a moeda europeia soma 0,27% para 1,1143 dólares.

"Estou surpreendido com o comentário de Obama dado que raramente falou do dólar no passado", referiu à Bloomberg Henrik Gullberg, estratega do Deutsche Bank em Londres. "Não há dúvidas que um dólar forte está a ter impacto na balança comercial e na inflação. Se fortalecer ainda mais, pode afectar a decisão da Reserva Federal dos Estados Unidos de arrancar" com uma subida das taxas de juro, acrescentou.

A alta do dólar face ao euro e outras moedas mundiais foi um dos factores que pesou na evolução da economia norte-americana no primeiro trimestre, que recuou face aos três meses anteriores, colocando um travão na retoma da maior economia do mundo. 

Ver comentários
Saber mais Presidente dos Estados Unidos da América Barack Obama G7 Grécia Reserva Federal dos Estados Unidos dólar euro moeda norte-americana
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio