Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moscovici diz que euro forte não ameaça empresas europeias

A poucos dias da reunião do BCE e depois de o euro ter passado esta semana a barreira dos 1,20 dólares, o comissário europeu acredita que a força da moeda única não afecta a competitividade das exportadoras.

02 de Setembro de 2017 às 16:54
  • ...
O comissário europeu para os Assuntos Económicos considera que a recente apreciação do euro face ao dólar não ameaça a prestação das empresas sediadas em países que usam a moeda única.

"Devemos manter-nos calmos. (…) O actual nível do euro claramente não impede as nossas empresas de ganharem quota de mercado, de serem fortes e competitivas, e exportar," afirmou Pierre Moscovici, à margem da conferência económica Ambrosetti, no Norte de Itália.

Citado pela Reuters, o comissário acrescentou que a força do euro depende também da política monetária e disse confiar na "liderança e visão" de Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu.

O euro superou esta semana os 1,20 dólares pela primeira vez desde Janeiro de 2015, com os analistas a atribuírem a força recente da moeda ao estatuto de refúgio perante os receios geopolíticos e incerteza na realização das reformas dos EUA, além da ausência de novidades por parte de Draghi sobre política monetária, na reunião da semana passada em Jackson Hole.

Esta semana o Banco Central Europeu reúne o conselho de governadores para o encontro habitual da autoridade monetária do euro, onde se espera por possíveis sinais sobre uma eventual preparação da retirada de estímulos no bloco europeu.
Ver comentários
Saber mais Pierre Moscovici euro dólar câmbios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio