Notícia
Libra valoriza com campanha pelo Brexit a perder apoio
A moeda britânica está a recuperar, depois das últimas sondagens terem mostrado que o apoio pelo "sim" no referendo de Junho está a perder apoiantes.
A moeda britânica está a valorizar pela primeira vez em três dias, à medida que surgem evidências de que a campanha a favor da permanência na União Europeia está a ganhar força e o governador do Banco de Inglaterra defende discursos a alertar para riscos de um Brexit. Mark Carney (na foto) argumenta que a instituição não defendeu nenhum dos lados, apenas referiu o que pode acontecer nesse cenário.
A libra segue a valorizar 0,4% para 1,4535 dólares. Face ao euro ganha 0,8% para 76,87 pence por euro, aproximando-se de máximos de mais de três meses. A sustentar a divisa estão as mais recentes sondagens realizadas no Reino Unido, que dão conta que os eleitores mais velhos, que anteriormente apoiavam um Brexit, estão a mudar de posição.
Esta valorização surge depois de a libra ter tocado em mínimos de sete anos no passado mês de Fevereiro face ao dólar, perante os receios de um Brexit. Num momento em que se aproxima a data do referendo, 23 de Junho, intensifica-se também o debate a favor e contra a saída do Reino Unido da União Europeia.
Mark Carney, que tem alertado para os risco de um Brexit, tendo mesmo admitido recentemente que a vitória do "sim" à saída da União Europeia pode arrastar o país para uma recessão, defendeu-se de ataques que o acusam de defender um lado. E aponta que é função do Banco de Inglaterra alertar para os riscos desta decisão.
"Não apoiámos um lado da campanha", defendeu, adiantando que "o único lado que apoiámos é o objectivo de uma inflação previsível baixa e estável".