Notícia
Lei marcial na Coreia do Sul atira won para níveis de 2013 face ao euro
A moeda sul-coreana está a recuar e atinge mínimos de junho de 2013 face ao euro e de outubro de 2022 em relação ao dólar. O won está a ser pressionado pela instauração da lei marcial, decretada esta manhã pelo Presidente da Coreia do Sul.
A moeda sul-coreana, o won, está a cair mais de 2% perante o dólar e o euro, depois de o Presidente da Coreia do Sul ter decretado lei marcial no país. O anúncio de Yoon Suk Yeol já originou protestos nas ruas do país, estando os militares a rodear o Parlamento, impedindo a entrada dos deputados.
O ministro das Finanças, Choi Sang-mok, convocou esta terça-feira uma reunião de emergência com as principais autoridades económicas sul-coreanas. Caso chegue a ser necessário, os funcionários do Banco da Coreia já estão a preparar medidas para estabilizar o mercado, de acordo com a Reuters.
Assim, o won lidera as perdas face às principais divisas no mercado cambial. Em relação à nota verde, a moeda cai 2,3% para 0,06947 dólares e chegou a tocar mínimos de outubro de 2022, nos 0,06925 dólares.
Já face ao euro a queda é maior. O won atingiu mínimos desde junho de 2013 nos 0,65951 euros. Entretanto já recuperou, cedendo, ainda assim, mais de 2% para 0,66267 euros.