Notícia
Euro sobe face ao dólar pelo segundo dia consecutivo
A moeda única europeia está a valorizar pela segunda sessão seguida face ao dólar. O euro está em máximos de quatro semanas em relação ao dólar numa altura em que se mantém a expectativa de que a Fed só vai elevar os juros em 2016.
O euro está a subir 0,26% para 1,1409 dólares na sessão desta quarta-feira, 14 de Outubro. Depois da variação registada na passada segunda-feira, sessão que se seguiu a dois dias consecutivos a avançar relativamente ao dólar, este é já o segundo dia a valorizar face à moeda norte-americana.
Na sessão de hoje a moeda única europeia já esteve mesmo a valorizar 0,42% para 1,1427 dólares, o que representa o valor mais alto da divisa europeia face ao dólar desde 18 de Setembro, dia em que tocou nos 1,1460 dólares.
A justificar este comportamento está a pressão negativa exercida sobre o dólar pela expectativa de que a reserva Federal dos Estados Unidos irá manter inalterada a taxa de juro directora. Ainda esta terça-feira à noite, um dos membros da Fed, Daniel Tarullo, em declarações à CNBC citadas pela agência Bloomberg, disse ser defensor de que a instituição liderada por Janet Yellen adie para 2016 a primeira subida dos juros desde 2006.
No início desta semana, outro membro da Fed, Lael Brainard, já havia também dito ser favorável à manutenção dos juros inalterados até pelo menos ao final do presente ano. A Bloomberg recorda que a divulgação, ainda esta quarta-feira, de novos dados sobre a venda a retalho nos Estados Unidos poderá ajudar a clarificar aquela que será a direcção a adoptar pela Reserva Federal no que à política monetária da maior economia mundial diz respeito.