Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Merrill Lynch revê EPS para a Cimpor e Semapa

A Merrill Lynch reviu os Earnings per Share (EPS) para a Cimpor e para a Semapa. Segundo o banco de investimento o EPS estimado para a Cimpor em 1999 descerá em 2,1%, enquanto que para o ano 2000 e...

22 de Outubro de 1999 às 13:10
  • ...
A Merrill Lynch reviu os Earnings per Share (EPS) para a Cimpor e para a Semapa. Segundo o banco de investimento o EPS estimado para a Cimpor em 1999 descerá em 2,1%, enquanto que para o ano 2000 e 2001 é previsto uma redução de 2,9% e 1,7%, respectivamente. Embora um dos objectivos propostos pela empresa seja o crescimento estratégico acompanhando as quatro maiores empresas europeias do sector, a recente aquisição no Brasil, a Brennard que envolveu um investimento de 551,02 milhões de euros (110,469 milhões de contos), terá um efeito diluitivo nos resultados por acção.

Quanto à Semapa, a Merrill Lynch prevê que este ano a empresa aumente os seus EPS em 9,8% devido à redução dos custos extraordinários e a uma diminuição, superior à esperada, nos custos operacionais. Para o ano 2000 e 2001 estima-se uma amplificação em 3% e 2,1%, respectivamente, do mesmo indicador.

Contudo, na opinião dos analistas a Cimpor é a melhor opção de investimento, caso aumente o interesse pelo sector. «A Cimpor apresenta um potencial competitivo superior ao da Semapa em todas as frentes», segundo explica a Merrill Lynch: uma maior capitalização bolsista (cinco vezes superior) e uma maior diversificação geográfica assim como uma capacidade financeira que lhe garante uma posição mais competitiva no meio dos grandes «players» mundiais de cimento.

Por sua vez a análise da Semapa não goza de tantos elogios. De acordo com a Merrill Lynch a empresa deve transaccionar com um desconto de 20%, o que é explicado pela sua dimensão reduzida, falta de liquidez e pela sua estratégia. Factores estes que se agravam devido à sua não fusão com a Cimpor, o que diminui a sua capacidade financeira e a limita a sua expansão para outros países devido à falta de experiência.

Às 13h, a Cimpor transaccionava nos 15,86 euros (3.179 escudos), o que reflecte uma desvalorização de 0,75%. Por sua vez a Semapa perdia 0,24%, cotando nos 16,9 euros (3.388 contos).

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio