Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Descida dos juros soberanos leva BESI a recomendar “comprar” REN

Os analistas do BES reviram em alta o preço-alvo da gestora da rede eléctrica nacional e passou a recomendar “comprar” as acções. A causa é a descida dos juros soberanos, que se reflecte nos custos de financiamento e na avaliação da empresa.

31 de Janeiro de 2013 às 18:42
  • ...

O BES Investimento (BESI) decidiu reduzir o custo de capital que estima para a REN, em virtude da descida que se tem vindo a verificar nas taxas de juro implícitas na dívida portuguesa, algo que a leva a crer que a REN é das cotadas europeias do sector que negoceia a um preço mais atractivo.

 

O preço-alvo do BESI para a REN subiu de 2,32 para 2,60 euros por acção e a recomendação passou de “neutral” a “comprar”. A recomendação é justificada pelo potencial de 12,4%, a que se junta o dividendo anual bruto de 16 cêntimos (6,9%).

 

Acresce que a gestão da REN assumiu o compromisso de aumentar o valor do dividendo, embora sem se comprometer com uma meta específica. Algo “que acreditamos seriamente que vai ser atingido”, diz a nota de research.

 

“A redução das ‘yields’ soberanas em Portugal tem dois benefícios importantes para a REN”, referem os analistas. Um deles é “melhorar o seu custo de capital” e o segundo é o facto de “os custos de financiamento poderem descer significativamente”, afirma a nota de análise a que o Negócios teve acesso.

 

Os analistas Felipe Echevarria e Fernando Garcia notam que a gestora de rede de transmissão de energia negoceia a preços que lhe conferem múltiplos que são dos mais atractivos do sector, na Europa. A taxa de retorno do dividendo, que é de 6,9%, compara com uma média de 6,4%. Já o preço dos títulos equivale a 9,3 vezes o resultado por acção, enquanto a Enagas negoceia nas 10,2 vezes e a REE tem um múltiplo de 11,3 vezes.

 

Para o banco, o custo de financiamento é da REN poderá descer 110 pontos base face ao nível de 2012, que pode ter atingido um “máximo” em 2012. Uma descida de 100 pontos base (um ponto percentual) teria um impacto de 12,5% nos resultados da cotada, refere.

 

As acções da REN encerraram a sessão a perder 0,43% para 2,313 euros. 

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 

Ver comentários
Saber mais research bolsa REN
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio