Notícia
CaixaBI: Portucel apresentou "resultados positivos"
O banco de investimento destaca o EBITDA registado pela empresa no primeiro trimestre deste ano.
A Portucel apresentou esta quinta-feira, 28 de Abril, antes da abertura do mercado, os resultados referentes aos primeiros três meses do ano. A empresa registou um lucro de 44,7 milhões de euros, receitas de 384,6 milhões e um EBITDA de 93,5 milhões.
Todos estes indicadores superaram as previsões do CaixaBI, em particular o EBITDA. As estimativas do banco de investimento apontavam para um EBITDA de 77,4 milhões de euros.
Segundo a análise dos analistas Carlos Jesus e Artur Amaro, os resultados da Portucel foram "suportados pelo aumento do preço do papel" e pela diminuição das tarifas de energia.
A Portucel beneficiou ainda da reestruturação da dívida realizada em 2015, que provocou uma "queda significativa dos encargos financeiros", de um valor negativo de 8,7 milhões no primeiro trimestre de 2015 para um valor negativo de 2,7 milhões nos primeiros três meses de 2016.
A empresa detida por Pedro Queiroz Pereira tem a partir de hoje a designação de The Navigator Company.
O CaixaBI manteve o preço-alvo de 4,80 euros e a recomendação de "comprar". As acções da Navigator encerraram a sessão de hoje a perder 0,19% para 3,13 euros.
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.