Notícia
CaixaBI espera queda de 16% dos lucros trimestrais da Galp
Os analistas do departamento de "research" da CGD apontam para que o resultado líquido da Galp Energia seja de 102 milhões de euros no primeiro trimestre, contra 121 milhões um ano antes.
Uma queda de 16% dos lucros é o que o CaixaBI estima que a Galp Energia irá anunciar quando no próximo dia 29 de Abril divulgar os resultados do primeiro trimestre. Os analistas apontam para um resultado líquido de 102 milhões de euros, contra 121 milhões no período homólogo de 2015.
Face ao trimestre anterior, terá sido uma queda de 31,8% já que os lucros ascenderam a 149 milhões de euros entre Outubro e Dezembro do ano passado.
Nesta nota de análise, o CaixaBI projecta um EBITDA (resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) de 281 milhões de euros para a petrolífera liderada por Gomes da Silva, o que corresponde a uma redução de 29,4% face aos primeiros três meses do ano passado (398 milhões de euros).
Os analistas recordam que no dia 15 de Abril a Galp divulgou a actualização dos seus resultados operacionais do primeiro trimestre, tendo revelado um aumento da produção de crude face ao trimestre precedente, muito à conta da aceleração na produção do Brasil. No entanto, os preços do Brent – crude de referência para as importações portuguesas – estiveram em baixa face aos últimos três meses de 2015, o que limita os ganhos do aumento da produção e penaliza a refinação, sublinham.
Estes resultados reportados no passado dia 15 estiveram em linha com as expectativas dos analistas do CaixaBI, com as margens de refinação a revelarem-se um pouco menos atractivas no primeiro trimestre face ao trimestre anterior, "mas ainda capazes de sustentarem os resultados consolidados", salienta o "research".
Os analistas mantêm a recomendação para a Galp inalterada em "acumular" e o preço-alvo em 12,40 euros – o que confere às acções da petrolífera um potencial de subida de 3,33% face ao preço de fecho desta terça-feira (12 euros).
Os títulos da Galp encerraram a sessão desta terça-feira a valorizar 0,88% para 12 euros.