Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBI antecipa queda de 8% nos lucros da Sonae

O CaixaBI acredita que, para a Sonae, o primeira semestre do ano fica marcado pelo reforço do balanço e pela continuação da pressão sobre as margens operacionais.

O Haitong avalia as acções da Sonae em 1,08 euros, o que implica um potencial de valorização de 25%. A recomendação é de comprar.

Olhando para os múltiplos (PER de 10,8 e EV/EBITDA de 4,8) as acções da Sonae estão “baratas”, refere o Haitong. 

O banco de investimento assinala que a nova oferta comercial da Sonae MC (retalho alimentar através do Continente), implementada ao longo dos dois últimos anos nos seus 41 hipermercados, “parece estar a resultar”. A variação das vendas comparáveis passou de um valor negativo de 0,4% no segundo trimestre para um crescimento de 4,1% nos três meses seguintes e o Haitong espera que esta tendência positiva se mantenha. No que diz respeito às margens, o banco espera que a evolução negativa diminua já no quarto trimestre e não aguarda uma nova deterioração no ambiente concorrencial.

O Haitong considera que o foco dos investidores deve mudar para o retalho não alimentar (Sonae SR), onde a empresa conseguiu surpreender no terceiro trimestre em termos de crescimento nas vendas e margens. “Acreditamos que a Sonae deveria considerar seriamente alternativas de fusões e aquisições na SR, de modo a reduzir os prejuízos num ano que poderá ser de ‘pegar ou largar’ para estas operações”, refere o research.
Paulo Duarte
12 de Agosto de 2016 às 18:45
  • ...

O CaixaBI estima que a Sonae deverá ter fechado o primeiro semestre deste ano com lucros de 89 milhões de euros, uma quebra de 8% face aos 97 milhões registados no mesmo período do ano passado.

 

Numa nota de research divulgada esta sexta-feira, 12 de Agosto, o banco de investimento justifica a sua estimativa com a descida das margens operacionais e com o menor contributo da Sonae RP, a área de imobiliário de retalho da Sonae.

 

Por outro lado, os resultados terão sido positivamente influenciados por ganhos de capital gerados pelas operações de venda e posterior arrendamento (‘sale and leaseback’) que foram concretizadas no primeiro trimestre, pela venda da participação de 2,14% na Nos, pela contribuição dos resultados indirectos da Sonae Sierra e pela descida dos custos financeiros.

 

A nota assinada pelo analista José Mota Freitas destaca ainda que as operações de retalho deverão ter apresentado uma evolução positiva das vendas, em termos homólogos, com o retalho alimentar a subir 5,9% e a Sonae SR a apresentar um crescimento das vendas de 8,8%.

 

O CaixaBI atribui um preço-alvo de 1,5 euros às acções da Sonae, e a recomendação de comprar.

 

A empresa apresenta as suas contas ao mercado no próximo dia 18 de Agosto, após o fecho do mercado.

 

Esta sexta-feira, os títulos da retalhista ganharam 1,58% para 70,7 cêntimos.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Sonae research CaixaBI resultados lucros retalho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio