Notícia
CaixaBI vê EDP com os lucros anuais mais baixos em 12 anos
As estimativas do CaixaBI apontam para que a EDP tenha registado uma queda de 4% nos lucros em 2016, com a melhoria nas renováveis a não ser suficiente para compensar as quedas noutras áreas de negócio.
A EDP terá registado um resultado líquido de 874 milhões de euros em 2016, de acordo com as previsões do CaixaBI, que traduzem uma redução de 4% face ao registado no ano anterior.
A confirmarem-se as previsões, 2016 foi o segundo ano consecutivo de descida nos lucros da empresa liderada por António Mexia. E o primeiro em 12 anos que a EDP regista lucros anuais abaixo de 900 milhões de euros.
A última vez que tal aconteceu foi em 2004 (lucros de 440,2 milhões de euros), sendo que no ano seguinte a EDP conseguiu superar pela primeira vez a fasquia dos mil milhões de euros de lucros anuais. Desde então, a eléctrica conseguiu por mais sete vezes atingir lucros anuais acima dos mil milhões de euros (entre 2008 e 2014).
Renováveis em alta
No "research" onde faz a antevisão dos resultados da EDP, a analista Helena Barbosa salienta que as contas da eléctrica portuguesa devem reflectir as "tendências operacionais que foram observadas durante o ano: o contributo mais elevado das renováveis e a recuperação das actividades liberalizadas devem compensar parcialmente a queda nas outras áreas".
O EBITDA terá descido 5% para 3.739 milhões de euros, com as quedas mais fortes a serem sentidas na geração (-13%), no Brasil (-31%) e nas actividades reguladas na Ibéria (-4%). A unidade de renováveis terá conseguido aumentar o EBITDA em 2%, reforçando como a área de negócio com maior peso (1.162 milhões de euros). Nas actividades liberalizadas o aumento terá sido de 40%.
A contribuir para a melhoria da prestação das renováveis terá estado o crescimento de 14% na produção, que permitiu compensar a descida dos preços de venda.
A descida do contributo do Brasil está relacionada sobretudo com factores não recorrentes, como a aquisição da central de Pecém em 2015, que teve um impacto positivo de 267 milhões de euros nesse ano, penalizando a comparação com o ano passado.
A EDP vai anunciar os resultados de 2016 no dia 2 de Março, após o fecho da sessão. O CaixaBI tem uma recomendação de "comprar" para as acções da EDP, com um preço-alvo de 3,50 euros.