Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBI estima que Sonae Capital passe de lucros a prejuízos no semestre

O CaixaBI estima que a Sonae Capital tenha registado prejuízos superiores a 5,5 milhões de euros no semestre deste ano, depois de no período homólogo ter obtido um lucro de mais de 9 milhões de euros.

A empresa liderada por Cláudia Azevedo propõe distribuir um dividendo ilíquido de 0,10 euros por acção, o que equivale a quase 12% da cotação actual. A Sonae Capital vai distribuir mais dinheiro aos accionistas do que o lucro obtido em 2016, que foi de 18,7 milhões. Os accionistas vão receber 25 milhões de euros.
26 de Julho de 2017 às 19:35
  • ...

A Sonae Capital passou de lucros a prejuízos no semestre, antecipa o banco de investimento da Caixa Geral de Depósitos, numa nota a que o Negócios teve acesso. Para esta unidade, a empresa terá registado um resultado líquido sem interesses minoritários negativo em 5,7 milhões de euros de Janeiro a Junho. Esta estimativa contrasta com os lucros de 9,1 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado.

Na nota, o analista José Mota Freitas refere que o prejuízo estimado para a cotada "pode ser parcialmente compensado se a empresa conseguir vender mais alguns activos imobiliários".


A facturação total terá sido de 81,7 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, mais 0,2% que no mesmo período do ano passado.


O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações), estima o CaixaBI, terá ascendido a 4,6 milhões de euros, o que reflecte uma queda de 19% face aos primeiros seis meses do ano passado, com o negócio de RH+Energy a registar um recuo de 10,6% neste indicador. A margem de EBITDA da empresa terá ficado nos 5,9%.


"O impacto operacional da compra de centrais eléctricas é limitado a menos de um mês de actividade e a compra recente da Adira só vai ter impacto nos números do terceiro trimestre", adianta o analista. Neste sentido, aponta que "esta última operação deve marcar o início de uma nova fase no desenvolvimento da Sonae Capital", um desenvolvimento que "provavelmente vai levar a mais aquisições de empresas no sector da maquinaria industrial".

"Contudo, esta estratégia vai demorar tempo para se desenvolver", alerta.

A Sonae Capital apresenta os seus números trimestrais a 28 de Julho, após o fecho do mercado.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Sonae Capital CaixaBI semestre
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio