Notícia
BESI sobe preço-alvo da EDP Renováveis para 5,60 euros
A unidade de investimento do BES actualizou a avaliação do eólica portuguesa para 2014 e para contar com a venda de activos eólicos em Portugal à CTG, que foi feita a um prémio de 40% face ao valor de mercado dos activos, dizem os analistas.
O BES Investimento (BESI) aproveitou a venda de activos eólicos à China Three Gorges (CTG) para actualizar o preço-alvo da EDP Renováveis. A cotada está subavaliada tendo em conta a “elevada qualidade” dos activos que detém em Portugal, concluem os analistas.
A avaliação para as acções da eólica do Grupo EDP subiu de 5,31 para 5,60 euros e a recomendação continua a ser de “comprar”, segundo a nota de análise publicada pelo banco esta manhã.
Os analistas sublinham que o valor de mercado dos activos eólicos detidos em Portugal pela EDP Renováveis fica “cerca de 20%” abaixo do estimado pelo BESI, 28% abaixo do valor investido e 40% abaixo do valor implícito na transacção com a CTG. “Na nossa perspectiva, este desconto não é justificado dada a elevada qualidade dos activos”, resume o banco.
A eléctrica portuguesa vendeu 49% da ENEOP à CTG, na passada sexta-feira. O negócio faz parte da estratégia de rotação de activos com que a eólica pretende reduzir o endividamento. O plano consiste em vender participações minoritárias em projectos de geração de energia, com vista a reduzir o seu endividamento da cotada sem perder o controle dos activos.
“Embora o segundo acordo com a CTG tenha incluído um valor de activos [de geração de energias] renováveis menor do que antecipávamos, acreditamos que futuras vendas no contexto da estratégia de rotação de activos irão continuar a demonstrar que a EDPR está subavaliada” pelo mercado, lê-se na nota de investimento a que o Negócios teve acesso.
Os analistas destacam ainda que o plano de venda de activos aos chineses da Three Gorges ainda está a menos de metade, em termos de valor. Mas, a ser executada conforme o previsto pelo BESI, a estratégia irá melhorar a posição de financiamento da empresa portuguesa e revelará “valor escondido” na EDPR que não está a ser reconhecido pelo mercado.
As acções da EDP Renováveis avançam 1,84% para 3,819 euros. O preço-alvo de 5,60 euros que o BESI atribui aos títulos confere um potencial de valorização de 47% à cotada.
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.