Notícia
BCP com «price target» de 6,1 euros
A MC Corretagem atribuiu um «price target» de 6,1 euros (1.222 escudos) para as acções do Banco Comercial Português (BCP), contra os anteriores 5,7 euros (1.142 escudos), alterando deste modo a recomendação de «neutral» para «outperform».
A recente aquisição de 51% do Banco Mello e da seguradora Império pelo grupo liderado por Jardim Gonçalves, foi realizada a um preço de 11,5 euros (2.305 escudos) e de 8,25 euros (1.654 escudos) por acção, respectivamente. Estes preços serão também os praticados nas ofertas públicas de aquisição (OPA) que serão lançadas sobre o restante capital das instituições financeiras do Grupo José de Mello. Em contrapartida o BCP oferece ainda 2,13 acções por cada uma do Banco Mello e 1,53 acções por cada uma da Império.
Segundo esta corretora, «a aquisição do Banco Mello pareceu-nos um pouco cara», contudo avançam que as sinergias futuras irão compensar o prémio pago, «provando que o negócio acrescenta valor à acção».
Segundo o mesmo estudo, a hipótese do BCP de adquirir o Banco Pinto & Sotto Maior (BPSM) é quantificada em 50%, «facto que colocaria a instituição financeira liderada por Jardim Gonçalves mais perto do objectivo de duplicar o seu valor bolsista em três anos.
A MC Corretagem salienta que agora, «o Banco Mello e a seguradora Império são reconhecidas como os meios alternativos de investimento no BCP», dado os investidores poderem trocar as acções.
O Banco Mello transaccionava, às 11h30, nos 11,9 euros (2.385 escudos) após uma valorização de 0,42%, enquanto o BCP negociava nos 5,82 euros (1.167 escudos), verificando uma desvalorização de 0,34%.