Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Analistas aplaudem venda de 584 milhões de défice tarifário pela EDP

A EDP já tinha anunciado que o seu objectivo era atingir os 1.337 milhões de euros de venda de défice este ano e os analistas acreditam que a empresa deverá atingir esta meta.

A EDP não deu novidades aos investidores sobre as investigações judiciais sobre suspeitas de corrupção nos contratos dos Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC), segundo o CaixaBank BPI. Os responsáveis da eléctrica indicaram que a gestão não foi alvo de novas abordagens pelas autoridades em relação a essa matéria. Já em relação aos ajustamentos dos CMEC para os próximos dez anos, a empresa indicou que ainda não foram tomadas decisões, mas prevê que não sofram alterações muito significativas. Já em relação à EDP Renováveis, reiterou que a actual situação se deverá manter no médio prazo, depois de a EDP não ter conseguido mais de 90% da eólica na OPA. O preço-alvo é de 3,70 euros com análise 'neutral'.
23 de Novembro de 2017 às 11:33
  • 4
  • ...
A EDP anunciou na quarta-feira a venda de 584 milhões de euros em défice tarifário, elevando para mil milhões de euros alienados este ano. Este défice é gerado porque parte dos custos anuais da empresa, essencialmente compra de electricidade a produtores de renováveis, não são incorporados logo na factura da electricidade e são atirados para o futuro, gerando assim um passivo. Ao vender este défice, a EDP recebe de imediato o valor, abdicando de recebimentos futuros.

Analisando a operação, analistas de várias casas de investimento aplaudiram a operação. O banco Haitong considera que vai ter um impacto "positivo" na cotada, mas a operação já era esperada  "dadas as condições favoráveis no mercado de dívida", segundo uma nota publicada esta quinta-feira, 23 de Novembro.

A EDP já tinha anunciado que o seu objectivo era atingir os 1.337 milhões de euros de venda de défice este, e os analistas da Haitong acreditam que depois desta operação a "EDP deverá atingir este objectivo".

Por seu turno, o BPI destaca que a "transacção é relativamente grande" e afirma que isto são "notícias positivas para a dívida líquida de 15.100 milhões de euros e para a liquidez de 5.500 milhões" do grupo EDP.

O banco estima que 90% das securitizações previstas pela EDP para este ano já devem ter sido atingidas com esta transacção.

Recuando até ao início de 2013, o BPI diz que a EDP já arrecadou 5.324 milhões de euros de securitizações de défice tarifário desde então e até agora. O défice tarifário do sistema eléctrico nacional atingiu um máximo em 2014: 5.300 milhões de euros.

A EDP detinha um total de 1.337 milhões de défice tarifário na sua folha de balanços no final do terceiro trimestre

Por último, o CaixaBI considera que esta foi uma "operação positiva que contribui para a diminuição das necessidades de fundo de maneio da empresa e para o avanço do processo de desalavancagem financeira".

A EDP segue a valorizar 0,41% para 2,9230 na sessão desta quinta-feira na bolsa de Lisboa.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 

Ver comentários
Saber mais EDP défice tarifário analistas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio