Notícia
Media Capital não paga dividendos pela primeira vez em 10 anos
A decisão de não pagar dividendos surge depois de a Prisa ter chegado a acordo para vender a Media Capital à Altice, uma operação que está ainda a ser analisada pelos reguladores.
O resultado líquido da Media Capital aumentou 4% no ano passado para 19,8 milhões de euros, mas a administração da empresa decidiu não distribuir qualquer valor pelos accionistas.
Desde 2008 que a dona da TVI todos os anos remunera os accionistas com o pagamento de dividendos. No relatório e contas de 2017 a empresa adianta que "o conselho de administração não propôs a distribuição de dividendos aos accionistas na aplicação dos resultados de 2017".
A decisão, a levar à assembleia geral que foi marcada para 25 de Maio, surge numa altura em que a empresa está a ser alvo de uma OPA por parte da Altice, uma operação que está ainda a ser analisada pelos reguladores.
Os espanhóis da Prisa, que têm um acordo para vender a empresa portuguesa à dona da PT Portugal por 440 milhões de euros, são os principais accionistas da Media Capital, com uma posição superior a 90% do capital.
Manuel Mirat, administrador-delegado da Prisa, revelou na semana passada, numa conferência telefónica com analistas, que a empresa espanhola não recebeu qualquer dinheiro de dividendos da Media Capital desde que o acordo foi alcançado. Mas assinalou também que a Media Capital não tinha ainda revelado se pagaria dividendos pela operação de 2017, sendo que a assembleia geral não estava ainda marcada.
No ano passado a Media Capital pagou um dividendo de 2,065 milhões de euros (21 cêntimos por acção) e em 2016 distribuiu 1,36 milhões de euros (19 cêntimos por acção).
A 26 de Março, último dia em que negociaram em bolsa, as acções da Media Capital fecharam nos 3,2 euros.