Notícia
Yellen dá fôlego a Wall Street
A expectativa de uma subida mais gradual dos juros nos EUA, após o discurso da presidente da Fed, Janet Yellen, inverteu a tendência de queda das bolsas norte-americanas.
O índice industrial Dow Jones fechou a sessão desta terça-feira a somar 0,56%, para 17.633,11 pontos, e o Standard & Poor’s 500 ganhou 0,9% para 2.055,13 pontos.
Já o Nasdaq Composite valorizou 1,67% na sessão de hoje, para 4.846,62 pontos.
Janet Yellen voltou a sinalizar cautela na política monetária dos EUA. A líder da Reserva Federal norte-americana defendeu que o banco central deve "proceder cautelosamente" na subida dos juros, devido aos riscos da economia global.
"Considero apropriado que o Comité [Federal do Mercado Aberto, ou FOMC] proceda cautelosamente no ajustamento da política monetária", defendeu a presidente da Fed num discurso no Clube Económico de Nova Iorque.
As palavras de Yellen travaram as perdas das acções norte-americanas, que inverteram mesmo para terreno positivo, com destaque para o tecnológico Nasdaq, que subiu mais de 1%.
Recorde-se que a Fed aumentou a taxa de juro directora em Dezembro passado, depois de quase uma década sem mexer nos juros. Entretanto, a desaceleração na China e os riscos globais que se têm intensificado levaram o banco central dos EUA a terem uma posição mais cautelosa relativamente ao processo de subida dos juros.
Na sua última reunião, a Fed manteve os juros inalterados e estimou que a taxa directora terminaria o ano nos 0,875%. Se assim for, isso significa que só haverá mais duas subidas este ano, quando os números da estimativa anterior implicavam quatro aumentos em 2016.