Notícia
Wall Street em queda ligeira com menor empenho do G20 face ao livre comércio
As principais praças dos Estados Unidos iniciaram a negociação bolsista desta semana em queda ligeira depois de a declaração do G20 não incluir nenhuma referência ao comércio global livre e aberto.
Já o índice Standard & Poor's 500 abriu a sessão desta segunda-feira a negociar inalterado nos 2.378,25 pontos.
A influenciar o sentimento dos investidores neste início de sessão está a reunião do G20 que decorreu este fim-de-semana na Alemanha. Na declaração conjunta comunicada no passado sábado pelas 20 economias mais poderosas do mundo não constava nenhuma referência directa à necessidade de garantir que o comércio global permaneça livre e aberto.
Ao contrário do habitual, a declaração do G20 exclui a tradicional condenação ao proteccionismo económico, além de não fazer também nenhuma referência à importância do cumprimento do Acordo de Paris sobre o clima, posicionamento que dificilmente deixará de estar relacionado com a nova doutrina de Washington.
O G20 limitou-se a fazer uma breve referência ao comércio depois de um encontro de dois dias em que ficou patente a incapacidade para alcançar uma posição conjunta, especialmente numa altura em que os Estados Unidos têm defendido a introdução de barreiras alfandegárias.
A agência Reuters escreve que os analistas americanos estão apreensivos relativamente ao programa orçamental do presidente americano. Donald Trump quer aumentar o investimento público no sector da Defesa, sendo que, em contrapartida, terá de diminuir os gastos com apoios sociais e sistemas de informações para financiar a nova orientação orçamental.
Por outro lado, Trump estará a desperdiçar capital político no esforço que está a ser levado a cabo para substituir o Obamacare por um novo sistema de saúde.
(Notícia actualizada às 13:51)