Notícia
Wall Street em queda com conclusões da Fed
As bolsas dos Estados Unidos estão a reagir em baixa ligeira à possibilidade de uma nova subida dos juros este ano e aos planos da Fed para começar a reduzir o balanço já em Outubro.
Os principais índices norte-americanos abriram em queda ligeira esta quinta-feira, 21 de Setembro, depois de a Reserva Federal ter sinalizado que poderá subir os juros pela terceira vez este ano, apesar da inflação persistentemente baixa.
Após nove sessões consecutivas de ganhos, o Dow Jones desce 0,02% para 22.408,66 pontos, enquanto o S&P500 cai 0,08% para 2.506,18 pontos, na primeira sessão de perdas em cinco. Ambos os índices atingiram novos máximos históricos na sessão de ontem.
Já o Nasdaq, que ontem encerrou no vermelho, recua 0,20% para 6.443,16 pontos.
Tal como era esperado, a Reserva Federal anunciou um plano para começar a reduzir o seu balanço de mais de 4 biliões de dólares já em Outubro, o que significa, na prática, que começará a reduzir o ritmo do reinvestimento de activos que foram adquiridos nos antigos programas de compras.
Ainda que os juros tenham sido mantidos no intervalo entre 1% e 1,25%, a Reserva Federal citou o baixo desemprego, o crescimento económico e a subida do investimento das empresas para justificar a possibilidade de uma nova subida dos juros ainda este ano.
O mercado aponta agora para uma probabilidade de 70% de o banco central anunciar um aumento na reunião de Dezembro, acima de 50% antes da reunião de ontem.
Antes da abertura do mercado, foi revelado que o número de pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos desceu inesperadamente para 259 mil.