Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vitória de Erdogan leva moeda e bolsa turcas a fortes ganhos

Uma dupla vitória da Turquia. Erdogan foi reeleito nas eleições do passado domingo e os mercados registam fortes ganhos. A lira turca e a bolsa de Istambul lideram as valorizações, mas também a dívida soberana está a beneficiar do resultado.

Bloomberg
02 de Novembro de 2015 às 09:15
  • ...

O presidente turco, Recep Erdogan, alcançou a reeleição, no sufrágio deste domingo, 1 de Novembro. Uma vitória que terá contado com cerca de metade dos votos registados, segundo os dados provisórios, o suficiente para dar ânimo aos investidores. A lira turca está a valorizar quase 4% na sessão desta segunda-feira, com a bolsa nacional a ganhar mais de 5%.

Uma sessão de fortes ganhos. Assim está a ser o primeiro dia da semana para os activos turcos, beneficiando do fim da incerteza política, com a vitória clara de Erdogan nas eleições. A lira está neste momento a valorizar 3,81%, com cada dólar a valer 2,8065 liras. Mas a moeda turca já esteve a avançar um máximo de 5,67% esta segunda-feira, 2 de Novembro.

Ao mesmo tempo, as acções do país estão em forte alta. O índice Istambul 100 sobe 5,42% para 83.716,42 pontos, mas já chegou a disparar um máximo de 5,78% para 83.995,52 pontos. Este é o valor mais elevado desde meados de Julho.

A beneficiar do resultado eleitoral estão ainda as obrigações soberanas. Os títulos com maturidade a dois anos estão a valorizar 0,60%, mas é a dívida a 10 anos que mais tira partido: valoriza 2,54%, tendo chegado a subir mais de 3%. Uma evolução que levou os juros da dívida a dois anos a caírem 43 pontos base para 9,75%, ao passo que a taxa de juro a 10 anos recua 42 pontos para 9,35%. Em ambas as maturidades, o valor registado é o mais baixo desde Julho.

"O mercado está aliviado por ver que o país não irá pelo mesmo período de disputas políticas, como aconteceu após as eleições de 7 de Julho", diz Alp Serbetli, citado pela Bloomberg. O "trader" cambial do Anadolubank explica que o resultado alcançado, que permite uma "liderança de apenas um partido, elimina os riscos políticos, pelo menos no curto prazo".

Já Selim Yazici, presidente executivo da gestora de activos Teb Portfoy Yonetimi, conclui: "Durante muito tempo, todos temos estado a falar apenas de política. Agora está na altura de voltar a focar na economia".

Ver comentários
Saber mais Turquia eleições Recep Erdogan dívida juros da dívida obrigações lira turca moeda câmbios bolsa acções política mundo economia mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio