Notícia
Tesla tenta captar dois mil milhões de dólares
A Tesla vai reforçar o seu capital e a sua estrutura financeira, através da emissão de dívida e de novas ações. No total, a fabricante de automóveis elétricos liderada por Elon Musk tenta captar dois mil milhões de dólares.
A Tesla vai avançar com duas operações para fortalecer a sua estrutura. Vai emitir 1,35 mil milhões de dólares através de venda de obrigações e emitir ações no valor de 650 milhões de dólares.
Esta decisão surge cerca de uma semana depois de a Tesla ter revelado um prejuízo de 700 milhões de dólares no primeiro trimestre do ano.
"Vemos isto como claramente positivo para a Tesla", afirmou o analista Dan Ives da Wedbush Securities, citado pela Bloomberg. "Este é um passo inteligente de Musk e da Tesla", salientou o mesmo analista. "As preocupações crescentes sobre o capital [da Tesla] eram uma nuvem negra sobre a ação", acrescentou.
Elon Musk já tinha admitido para este cenário, aquando da apresentação dos resultados do primeiro trimestre. Na altura, o CEO da Tesla afirmou haver "motivos para aumentar o capital" e que "provavelmente, esta é a altura certa."
Após os resultados e as declarações de Musk, os analistas estimaram que a Tesla tentasse captar entre 1.000 e 3.000 milhões de dólares.
A empresa admite aumentar em 15% a oferta dos programas, o que, de acordo com a Reuters, poderá elevar o montante angariado para 2,3 mil milhões de dólares. Elon Musk vai participar na operação, comprando até 10 milhões de dólares das ações emitidas, segundo a Bloomberg.
A última vez que a Tesla emitiu ações foi em 2017, altura em que vendeu cada título a 262 dólares. Atualmente as ações estão nos 244,60 dólares. Já a "yield" das obrigações que negoceiam em bolsa encontram-se em torno de 8,4%, um valor bastante superior ao cupão de 5,3% definido na emissão, segundo a Reuters.
As ações da Tesla estão a ter uma reação positiva, subindo 4,52% para 244,60 dólares.
(Notícia atualizada às 14:50 com mais informação)